Minha iniciadora, Antônia, reuniu as consultoras para montarem seu plano. Ela tem um cartaz muito interessante, que divide o negócio em sessões. Há a parte de visão, estudos, idéias, metas. Algumas partes são divididas em meses do ano e cada empreendedora preenche da maneira que quer configurar sua empresa. Gostei muito de fazer esse cartaz. Por vezes temos várias ideias para o negócio, no entanto as informações estão dispersas, dificultando o controle. Como eu gosto de anotar tudo, preencher o meu cartaz foi muito fácil. Foi só buscar informações que estavam quase todas em um caderno que tenho dedicado às atividades da Mary Kay. Em termos de visualização, ter informações resumidas num cartaz ajuda bastante a ter uma visão geral do negócio.
Após preencher o cartaz, verifiquei que minhas vendas tinham aumentado em 20% do primeiro mês para o segundo, algo que não tinha percebido, pois estava fazendo contas baseada nas datas do vencimento do cartão de crédito, pois os produtos podem ser pagos em 3 vezes.
Foi também após preencher o cartaz que resolvi dedicar uma hora a mais para as atividades com clientes. Decidi também escrever esse blog. Na verdade, a configuração do blog seria diferente, voltada a clientes, mas fluiu desse jeito, na forma de um diário de consultora.
Pensei também em Facebook, mas também não tenho jeito para isso, não sei nem se me identifico com essa ferramenta. Sei que devemos voltar o negócio para as clientes e elas devem preferir o Facebook. Tenho mesmo que pensar a respeito.
Decidi também me cuidar melhor. Que dificuldade! Ainda não implantei essa idéia, nunca tive jeito nem vocação para me arrumar, sempre fui mais voltada para o intelecto do que para a beleza. Essa será muito difícil... Nunca dependi de beleza para nada nesta vida. Dou-me melhor com livros e estudos. Sempre admiraram mais minha cabeça do que minha beleza. E sinceramente eu sempre me orgulhei disso. Que bom saber que sempre tive tudo na raça mesmo.
Talvez esse seja meu segundo maior desafio Mary Kay. O primeiro é a timidez. E é bom ter isso no plano para eu não me esquecer disso. Minha iniciadora sempre me cobra nesse sentido e é minha obrigação fazer tudo diligentemente e isso faz parte do meu novo negócio.
Minha diretora sempre diz que todas as consultoras entram feias e depois florescem. Será que isso um dia vai acontecer comigo? Vai ser preciso muito boa vontade da minha parte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário