Neurocientista, doutor em saúde mental e comportamento humano, esse palestrante treina executivos em empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Segundo ele, Mary Kay supera todas em termos de reconhecimento e outras vantagens, ressaltando que conhece muitas empresas por atuar no ramo corporativo.
A palestra iniciou mostrando esquemas mentais arraigados em nossa mente em relação ao progresso e sucesso financeiro, bem ao estilo de como o livro "Os segredos de uma mente milionaria" nos ensina. Todos eles mostram o quanto a maneira que pensamos determina nosso destino, o quanto devemos ter esquemas mentais favoráveis. Ele ressaltou que podemos tudo, desde que se ENTENDA e ACREDITE que podemos. Ainda, muitas pessoas não conseguem o sucesso porque só reclamam.
Bega mostrou que o sucesso depende de 40% de conhecimento técnico (estudos do produto e do negocio) e 60% do psicológico e emocional. Sucesso não depende de trabalhar como maluco, mas de trabalhar ESTRATEGICAMENTE. Relaciona a liderança com Vilfredo Pareto: 20/80. Por exemplo, 20% pertence ao time estratégico, aquele que produz, e 80% ao time que produz pouco. Apesar de todos serem importantes para o resultado final, um bom líder deve dedicar 80% do tempo ao time que produz e 20% ao time que produz razoavelmente. Muitos líderes fazem o contrário, até assumem os problemas daqueles que não produzem, quando o ESTRATEGICO seria focar no time que produz. Assim, prosseguiu exemplificando como essa relação 20/80 pode ser aplicada para quase tudo. Ele pediu para definirmos quais são os 20% do nosso trabalho que geram 80% dos resultados e focar nessas atividades. Os outros 80% que não geram resultados devem ser delegados.
Desta forma, temos que sair do COMUM e ir para o EXTRAORDINÁRIO. Você tem que fazer parte dos 20% que vão conquistar 80% dos seus sonhos. Para isso, é preciso limpar os lixos psicológicos como o medo e a insegurança. Por isso, sugere o PROGRAMA DOS 7 HÁBITOS PARA O DESPERTAR. Lembrando que hábito = repetição.
1 Rompa com o crítico de plantão.
2 Rompa com o perfeccionismo usando o hábito de auto controle.
3 Rompa com o negativismo usando o hábito do entusiasmo.
4 Rompa com a protelação usando o hábito de surpreender.
5 Rompa com a inquietação usando o hábito de foco.
6 Rompa com a postura de vítima usando o hábito de cúmplice do sucesso.
7 Rompa com ser prestativo usando o hábito de relacionamento de ouro. A liderança deve ser servidora, mas não em detrimento de si mesma.
Para mim, lembra bastante as lições da Flylady no que se refere ao perfeccionismo, protelação, postura de vítima e formação de hábitos. Aliás, o sistema Fly baseia se muito na formação de hábitos e novos esquemas mentais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário