segunda-feira, 31 de julho de 2017

Quando pensar em se bloquear, escolha a capacidade de recuperação

Maltz disponibilizou outro quadro no livro. Existe resistência ampliada para o bloqueio e resistência zero para a capacidade de recuperação.

Digamos que um vendedor recebeu tantos "nãos" que fica bloqueado,  acha-se o pior dos vendedores.  Acha que não foi feito para isso.  Claro que ele aumentará a resistência para obter o que almeja.  Ele deve mudar esse diálogo interior para dizer a si mesmo que tem a capacidade de se recuperar. Que "nãos" fazem parte do negócio,  que não é pessoal,  cada um tem suas prioridades. Cada negocio tem uma quantidade de "não" até chegar ao "sim". Dependendo do negócio são 14 "nãos" para um sim. Existe uma métrica.  Então o que seria normal, a pessoa ouviu 14 "nãos" faz do bloqueado se sentir um fracasso,  quando o número está certo e ele deveria se preparar para ouvir 14 "nãos" para cada "sim". Se ele se recuperasse talvez o próximo já seria seu "sim",  mas ele desistiu antes. Escolheu a resistência ampliada à resistência zero.

Em outras áreas da vida ocorre o mesmo.  Quantas vezes nos bloqueamos diante de qualquer obstáculo? Não temos capacidade de recuperação.  E isso é um grande sugador de nossa auto estima, que vai ao ralo junto com o bloqueio e a incapacidade de recuperação.

Neemias não teria reconstruido o muro se usasse de bloqueio, se achasse que não teria como reconstruir.  Não foi facil. Precisou da coragem para iniciar.  Todo inicio e dificil. Tendo iniciado,  vieram os opositores que estavam resolvidos a não deixar que o muro fosse reconstruido.  Neemias teve capacidade de se recuperar,  de não deixar que isso o abalasse e seguir em frente. Não deixou que o bloqueassem.  Jo fez o mesmo. Podia se bloquear diante das perdas, mas se recuperou.

E assim somos nós,  na vida temos aflições.  Mas temos que ter o bom ânimo e nos recuperar em vez de nos bloquear.

E trabalhar com vendas é uma grande oportunidade de treinar com bloqueios.  Teremos desafios e podemos escolher buscar a capacidade de recuperação.  Quem faz apenas como hobby ou renda extra pode tirar grandes lições sem necessariamente passar pelos desafios,  porque estará vendo como um treino que alargará suas fronteiras,  que aumentará suas habilidades diante do desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário