"Ao reagir com frustração você coloca uma corda muito forte em torno da sua auto imagem e acaba apertando-a até reduzi-la a um tamanho insignificante. A criatividade fica aprisionada, incapaz de vir em seu auxílio. A frustração é o oposto da criatividade. A frustração leva a uma obscura depressão enquanto a criatividade conduz a uma brilhante descoberta. Se você se frustra com objeções recorrentes, deve cutucar sua auto imagem. Diga: 'sou uma pessoa inteligente, criativa, experiente e capaz de superar qualquer problema'".
Maltz ensina o vendedor a lidar com a frustração. Não há ser mais sujeito à frustração do que o vendedor. Ele receberá muitos "nãos" e muitas objeções. Um diálogo interno destruidor sucumbiria e ficaria deprimido. Na mesma situação, um diálogo interno construtivo tornaria a pessoa mais forte para lutar com a frustração. Encontrar essa força é outro efeito colateral positivo das vendas.
Aprendemos a lidar com e a superar a frustração. Não tem um único vendedor bem sucedido que não teve que trabalhar esse aspecto. Se ele é bem sucedido é porque superou. Esse foi o exercício. E ele foi bem nesse exercício da escola da vida. E com certeza quem aprende a trabalhar a frustração o faz em outras áreas de sua vida. Isso significa que o vendedor persistente não sofre tanta frustração até em outras áreas da vida. Verdadeiramente um PLUS para nós das vendas.
Se superamos a frustração em outras áreas da nossa vida, nossa auto imagem se fortalece diante das dificuldades ao invés de se estrangular e ficar reduzida. E auto imagem é algo importante demais para ser negligenciado.
Ao lidar com a frustração somos obrigados a encontrar novas saídas para os problemas e ficamos mais criativos. Outro efeito colateral maravilhoso dos vendedores. Desenvolvemos nossa criatividade. Fazemos novas descobertas o tempo todo. Já faz 4 anos que entrei para o ramo de vendas e só tenho me surpreendido com as descobertas. Gosto desse outro desafio. Vendas está muito além de ganhar um lucro sobre os produtos vendidos. Desenvolve várias habilidades.
Nossa auto imagem agradece e podemos verdadeiramente dizer e acreditar que somos inteligentes, criativos e capazes de resolver problemas. Isso porque fazemos exercícios o tempo todo. E isso desenvolve a inteligência, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Tudo na vida é assim. Tem que exercitar. Se não temos onde colocar em prática, não conseguimos exercitar e ganhar a experiência necessária.
Mesmo que não seja em vendas, coloque-se em situações que te obriguem a trabalhar com a frustração, que te obriguem a ser criativo e resolver problemas. São essas situações em que você se coloca que te habilitam a ser acima da média em relação às frustrações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário