segunda-feira, 3 de julho de 2017

Evite preocupação descansando melhor

Carnegie cita em seu livro Smith que conseguiu carregar 47 toneladas de ferro bruto por dia enquanto os outros homens carregavam 12 toneladas e meia. Ele fez isso enquanto Frederick Taylor foi engenheiro em Bethelem.  Ele conseguia fazer isso por que descansava antes de ficar cansado.  Trabalhava 26 minutos por hora e descansava 34. Descansava mais do que trabalhava e produzia 4 vezes mais do que os outros homens. Esse estudo está no relatório de Frederick Winslow Taylor, nas páginas 41-62 em Principles of Scientific Management.

Carnegie acrescenta que o exército descansa frequentemente e o coração também.

O autor mostra que não basta descansar, é preciso descansar adequadamente.  Pessoas estressadas não param e acham que qualquer parada é perda de tempo. Querem tudo para ontem e têm pressa. Acham que se trabalharem sem parar vão produzir mais.

Carnegie não é o único a ressaltar a importância do descanso. Mas tem que ser feito da forma correta. É muito válido estudar gestão de tempo e equilíbrio para fazer da forma adequada.

Um apressado estressado duvida deste estudo. Não vê a importância do descanso. O fato é que ele não pára porque não consegue dar conta, então alguma coisa está errada com o ritmo frenético,  por que não mudar algo?  Sem mudar nada, nossos resultados continuam os mesmos. Se mudarmos, podemos experimentar novos resultados. Taylor fez um estudo, ousou experimentar.  Ousou mudar e ver para crer. Por que não?

Não digo aqui que as pessoas devem ser preguiçosas e enrolonas.  Quem me conhece associa-me a Hard worker.  Eu não acho que seja isso.  Eu acho que escolho maneiras eficazes e deve ser só a impressão que trabalho sem parar. Eu sei dar paradas e pausas certas. A associação com pessoa extremamente trabalhadora e dedicada deve vir de alguns dos meus resultados.  Já passei pela fase estressada nessa vida. E comigo foi mais eficaz descansar da maneira certa e produzir igual ou melhor do que na época em que era uma Hard worker.  Devo confessar que já fui dessas de trabalhar sem parar.

Sou extremamente dedicada,  mas atualmente com qualidade de vida. Podemos ter muito resultado com qualidade de vida. Esse estudo de Taylor mostra isso.

É por isso que hoje faço pausas para a mente e para o corpo. Incorporo exercício físicos e gerencio energia. Os resultados são bem maiores. Todos devem conhecer a história do lenhador que fazia pausas para afiar o machado.  Os resultados dele foram maiores do que daquele que trabalhou sem parar com uma ferramenta ruim. Estamos cuidando do nosso corpo com uma boa ferramenta?

Como podemos afiar nosso machado e ter mais resultados?  Pausando para alongamentos (yoga é perfeito para isso), pausando para alimentar-se com qualidade,  pausando para refletir e planejar.

Então seremos menos preocupados por termos mais resultados com menos esforço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário