"Adquira novas habilidades ou aperfeiçoe as que possui. Aumente a competência para desenvolver a confiança."
Maltz mostra no livro o quanto a auto confiança é importante. Muitos vendedores não tem auto confiança e desistem por não se acharem capazes. A solução não é desistir, é adquirir as habilidades que não tem. Ou desenvolver ainda mais as que já possui.
E isso pode ser transferido para qualquer situação de nossas vidas. Muitos simplesmente desistem ao ver que algo é difícil, causando um mal enorme para sua auto estima. Aprendemos muito pouco a preservar e aumentar a auto estima.
Em qualquer outra situação, não precisa ser vendas, se verificarmos que não somos capazes, temos que dialogar conosco de maneira positiva. Realidade é realidade, não somos capazes de um monte de coisa. Mas essa situação é temporária. Não somos capazes agora, mas seremos se focarmos nas habilidades que precisamos adquirir.
Em Yoga eu entrei sem fazer a mínima idéia e incapaz de muitas fazer muitas posições. Até hoje sou incapaz. Mas foquei na habilidade que precisava. Hoje aperfeiçoei bem a posição de águia. No começo, não conseguia. Sabia que para conseguir essa, eu precisava dominar outras mais básicas antes. É um constante aperfeiçoamento e passar fases. Só conseguimos quando dominamos as mais fáceis. E isso só conseguimos com a prática. Tem outras que quero conseguir e sei que se dominar outras básicas, conseguirei, eu acredito que eu posso. E todos deveriam ter auto confiança. E consegui-la aprendendo novas habilidades.
Em vendas eu ainda sou muito ruim. Estou aprendendo. Tenho melhorado e foco nas habilidades que devo desenvolver. Tenho total confiança nos meus produtos. Ainda bem que são bons, se vendem sozinhos para quem gosta deles. Porque eu mesma ainda preciso ganhar muita confiança nas minhas habilidades. E vai ocorrer na medida em que eu treinar. E tenho treinado. Treino. Eis a chave. No começo era mais difícil. Melhorei e é isso que importa, tudo tem sei tempo. Temos que ter paciência.
Então tudo na vida é confiança. Mas para ter confiança precisa de novas habilidades. Num momento de desemprego, a pessoa deve mostrar confiança na entrevista. E para mostrar confiança deverá ter passado por experiências, deverá ter desenvolvido habilidades.
Qualquer nova habilidade já nos tira da inércia, já nos dá uma vantagem competitiva. No caso de entrevista de emprego, dominar língua estrangeira, tecnologias. Saber falar em público, saber negociar, saber lidar com finanças. Enfim, numa entrevista é possível descobrir muito do conhecimento geral da pessoa e como funcionam os diálogos internos da pessoa, se a pessoa é negativa, se tem conflitos, se é bem resolvida. Se acredita em si mesma...
E certamente os vendedores estão trabalhando vários aspectos importantes o tempo todo para fortalecer auto confiança. Só a prática já dá um curso bom. Mas os melhores fazem a lição de casa. Detectam as fraquezas, melhoram. Detectam os pontos fortes, melhoram. Quem realmente se dedica tem várias vantagens em vários aspectos. Não é só apenas um curso grátis, como ainda é uma renda extra. E ganham muitas melhorias. Vai se desenvolvendo sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário