Seguindo no quadro de Maltz, ele coloca resistência ampliada para o ressentimento e resistência zero para a inspiração.
Muitos se ressentem quando vêem o sucesso do outro, seja em qual area. Então toda vez que esse impulso humano chegar, temos a escolha de não agir por impulso, de agir com a razão e fazer uma escolha. Quando escolhemos a inspiração, somos realmente impulsionados para cima.
No contexto de vendas, alguns vendedores podem se sentir ressentidos porque outros vendedores conseguem fechar suas vendas, porque os clientes escolhem outros vendedores e não a pessoa ressentida. Então o ressentido pode usar um diálogo interno que reforça esse ressentimento, que as circunstâncias e o mundo se voltam contra ele, que nada com ele dá certo.
Ou pode escolher um diálogo interno que se os clientes tem escolhido um vendedor é porque ele faz algo que não fazemos, tem um diferencial. E em vez de ressentimento, passamos a observar essa pessoa como uma inspiração, como alguém que pode nos ensinar como melhorar nossas técnicas.
Tirando do contexto das vendas, às vezes bate o ressentimento porque alguém tem um emprego melhor do que o nosso, um corpo mais bonito que o nosso, um rosto mais bonito, uma família mais unida, um carro melhor, enfim o ser humano tende a ver o que é bom do outro e se sentir ressentido. Pode escolher o diálogo interno do ó vida, ó céus, ó dia... tudo com ele não é favorável.
Ou pode escolher um diálogo interno de que é abençoado em vários aspectos e em outros precisa melhorar. Ninguém é 100% e nem tem tudo 100%. Mas digamos que X é fit e você gostaria de ser fit. Não escolha ser ressentido, escolha se inspirar em X, ver o que ele faz para ser fit. Y tem a casa dos seus sonhos, não fique ressentido, inspire-se em Y e veja o que ele fez para conseguir essa casa. W tem a inteligência que você gostaria de ter, não se ressinta, observe como W conseguiu ser inteligente e inspire-se, faça o mesmo. Z tem a espiritualidade que você gostaria de ter, não pense que Deus não te ouve e só ouve Z, verifique como Z faz para ter essa comunhão com Deus e inspire-se para fazer o mesmo.
O fato é que todos podem tudo, mas tem que ter foco. Você não terá tudo de uma vez. Concentre-se em um objetivo, depois em outro, senão o ressentimento tomará conta. Senão irá atrás de muita coisa e não conseguirá nada.
O importante a aprender com Maltz é que com ressentimento continuaremos na mesma, com uma grande resistência para atingirmos nosso objetivo. Só quebraremos a resistência quando nos inspirarmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário