quarta-feira, 26 de julho de 2017

Como você enxerga as objeções?

"Essa mudança de paradigma na maneira como você vê o processo e as objeções vai sacudir seu mecanismo de sucesso,  além de despertá-lo e inspirá-lo a alcançar o melhor desempenho: brilhante,  criativo,  cheio de recursos,  otimista.  Lembre-se sempre de que a maneira como você reage diante de uma situação determinada e pensa sobre ela é o gatilho ou o botão que ativa o mecanismo de sucesso ou o mecanismo de fracasso."

Maltz explica que o vendedor deve usar as objeções dos clientes como uma forma de feedback.  O cliente só está dizendo o que é adequado ou não para ele.  Se o vendedor conseguir enxergar dessa forma, poderá fazer as adaptações necessárias e entregar o que o cliente necessita ao invés de tentar empurrar o que o cliente não quer ou não pode comprar.

Então quem consegue enxergar assim ao invés de se sentir rejeitado a cada objeção encontrou o gatilho ou o botão para o sucesso. Quem sucumbe e ressente-se encontrou o gatilho ou o botão do fracasso.

Se conseguirmos ver a objeção como algo que nos desperta e inspira estamos apertando o botão certo, teremos um desempenho melhor.  Podemos nos tornar brilhantes, criativos, cheios de recursos,  otimistas.

O efeito colateral positivo de vendas é que aprendemos com as objeções.  Elas não nos detém.  Elas nos ensina. Se aplicarmos isso a outras áreas da vida, que é o natural uma vez que aprendemos essa lição,  passamos com muito mais calma e vencemos os obstáculos.  As objeções nas vendas podem ser comparados aos obstáculos da vida.

Paramos de enxergar obstáculos como o fim. Vemos como a oportunidade de ajustes. Vemos obstáculos como algo que veio nos despertar de um sono. Vemos obstáculos como inspiração para seguir adiante. Vemos obstáculos como oportunidade para sermos brilhantes, criativos...

Entender que o obstáculo está como uma oportunidade faz com que busquemos soluções e esse esforço que fazemos faz com que nosso cérebro tenha uma nova tarefa. Nossos cérebros são muito inteligentes, nós é que exigimos pouco deles. A medida que exigimos dele, mais ele nos dá,  e daí vem idéias para soluções brilhantes e criativas. Sem o obstáculo não solicitaríamos do nosso cérebro.  Então é o obstáculo que nos faz brilhantes e criativos.

Treinar isso em vendas também é um belo exercício.  Desenvolve muito o cérebro e as vantagens não são somente financeiras. Creio que a maior vantagem é psicológica, é o aprendizado. Pena que poucos valorizam o conhecimento.

Cada vez que treinamos, ficamos mais cheios de recursos, conseguimos ser mais positivos e conseguimos acreditar que superaremos pois já tivemos experiência anterior que foi solucionada.

Então lembre-se.  Existe uma escolha.  Ou apertamos o "botão" do sucesso ou do fracasso.  E isso depende do paradigma mental. Se nosso paradigma mental é apertar o "botão" do fracasso, temos que fazer um esforço consciente para mudar a visão sobre objeção e obstáculos.

Treine. Treine. Treine. Não precisa ser com vendas, mas treinar antes de ter um problema na vida real nos faz mais fortes. O meu treino em vendas é um hobby,  então qualquer objeção é suave, é um treino, é um curso. Eu simplesmente aprendo. E creio que meu maior PLUS foi o aprendizado.  Muitos entram pelo motivo errado. Não entremos em vendas apenas para lucrar, entremos para aprender. Se possível,  claro. Pois muitos precisam sobreviver de vendas. Por isso digo que ter como uma renda extra ou como um hobby no início é muito válido. Quem está em outro ramo deveria aprender com vendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário