sexta-feira, 30 de junho de 2017

Evite preocupação avaliando as críticas

"De modo que,  quando você for atacado ou criticado,  deve-se lembrar de que isso é muitas vezes feito porque dá a quem chuta um sentimento de importância. Isso quer dizer com frequência,  que se está realizando qualquer coisa,  e que se é,  por isso, digno de atenção. Muitas pessoas tem grande satisfação em atacar aqueles que são mais bem educados e têm mais êxito do que eles."

Carnegie mostra que não devemos nos preocupar com críticas porque elas muitas vezes revelam o caráter de quem está criticando.  Muitas vezes nossa preocupação é porque somos dignos de ser chutados porque fizemos algo que o crítico não conseguiu fazer.  Não deveríamos nos preocupar porque pudemos ser bons em algo. Não devemos nos preocupar porque despertamos inveja.

Ao invés de preocupação podemos trocar nossos pensamentos para pena. Pobre criatura que está perdendo tempo tentando derrubar outra pessoa. Talvez até consiga fazer uma campanha difamatória que te derrube com fofocas, mas a essência vai ser sempre a mesma. Pode interferir no externo,  no que pensam a respeito do criticado,  mas cada qual continua em essência sendo o mesmo. Certo que intrigas podem derrubar. Mas não derrubam o interno, a força e as qualidades invejadas.  Então se trocarmos nossos pensamentos para ter piedade do crítico,  já estamos passos a mais em nossa sanidade mental.  Oremos para que o crítico encontre paz e ao invés de criticar descubra que poderia usar a mesma energia para se aperfeiçoar,  assim não precisaria ter inveja, pois teria os próprios feitos para ocupar sua mente.

Outras vezes as críticas são advindas de algo que nós mesmos precisamos melhorar. Então não precisamos nos preocupar em derrubar essas críticas.  Que nossa energia e pensamentos se voltem para aperfeiçoar essa parte criticada.  Nós somos um todo, temos defeitos e qualidades.  O crítico, às vezes mal intencionado,  mas nem sempre, pode ser um verdadeiro auxílio para o nosso aperfeiçoamento,  então só temos que agradecer por esse feedbback,  com humildade para reconhecer que temos partes a serem aperfeiçoadas e se conseguirmos ajustar isso,  seremos cada vez mais próximos do que imaginamos como o melhor para nós mesmos.  É a nossa qualidade de vida que melhora quando recebemos bem uma crítica construtiva.

Portanto, não cabe preocupação mediante críticas.  Cabe avaliar se é inveja ou se procede.  E então agir conforme. Ajudando o invejoso a se superar ou superando a nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário