"William James, ao afirmar que o homem comum desenvolve apenas 10% de suas possibilidades latentes, estava falando dos homens que jamais encontraram a si próprios. 'Comparado ao que poderíamos ser', escreveu ele, 'estamos apenas meio despertos. Estamos fazendo uso de uma pequena parte dos nossos recursos físicos e mentais. Falando de um modo geral, a criatura humana está vivendo, assim, muito aquém de seus limites. Possui poderes diversos que habitualmente, deixa de usar'".
Carnegie cita James para mostrar o quanto usamos pouco nossas possibilidades. Talvez muita preocupação seja uso insuficiente das possibilidades. Há muitas possibilidades e o preocupado só vê obstáculos.
E isso nos traz ao texto de ontem. E a pergunta para reflexão: por que alguns com os mesmos recursos tem menos resultados do que outros? Porque usam pouco suas possibilidades. O recurso dado por Deus é o mesmo. O homem é que decide usar apenas 10%. Outros usam 15%, outros 20% e assim sucessivamente.
Está nas nossas mãos de cada um agradecer a Deus pelas pernas e braços que nos deu, que nos possibilita trabalhar. O cuidado que cada um tem com o que Deus deu está diretamente proporcional com o agradecimento. O mal agradecido cuida mal, deixa que o músculos se atrofiam, se cansem, trazem substâncias nocivas ao corpo. O agradecido faz como Daniel, que se recusou a comer os manjares do rei e preferiu uma dieta natural. Ele estava agradecido e cuidando do seu bem precioso, para obter mais do que 10% de resultado.
O agradecido cuida da mente que Deus deu. Alimenta-a com idéias úteis, valiosas, desenvolve a mente. O mal agradecido recusa-se a pensar, prefere a passividade da TV, que vem com idéias prontas, a trabalhar a mente com aprendizados complexos que desenvolvem a mente. O mal agradecido usa apenas 10% da mente e corre o risco de até perder o que tem. O agradecido usa bem mais da sua capacidade mental, vai desenvolvendo para 15, 20, 30% e assim sucessivamente. Ele aumenta sempre sua capacidade mostrando a Deus todo o agradecimento e cuidado com o que foi dado.
O agradecido percorre a próxima milha, sabe que pode usar suas possibilidades em um degrau a mais. O mal agradecido nem se dá conta do quanto foi dado e do quanto pode fazer com o que foi dado para multiplicar.
O agradecido expande suas possibilidades. O mal agradecido deixa atrofiar suas possibilidades e reclama. E se preocupa porque acha que foi dado pouco a ele. Mal sabe que o agradecido teve a mesma matéria prima, só a expandiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário