"Convidou-nos, depois, a que aproximassemos da pia e olhássemos a garrafa quebrada. 'Olhem bem', disse-nos ele, 'pois quero que vocês se lembrem dessa lição pelo resto da vida. Aquele leite já se foi; vocês podem vê-lo escorrer pelo cano - e nem toda a gritaria, nem todos o arrancar de cabelos do mundo, conseguiria restituir-nos uma gota sequer! Com um pouco de raciocínio e cuidado, esse leite poderia ser salvo. Mas agora é muito tarde - e tudo que podemos fazer é apagar de nossas mentes, esquece-lo e tratar de outras coisas".
Dele conta a história de um professor que ensinou isso aos alunos. Muitas vezes estamos preocupados com o leite derramado e este tipo de preocupação não tem sentido. Essa figura é bem forte. Podemos ver o leite escorrer pelo cano. Já foi, já se misturou ao esgoto, não tem como recuperar.
Em nosso dia a dia, temos que observar bem nossa preocupação. Ela é do tipo que não há o que fazer? Ou ela é do tipo que tem volta? Daquela que com um pouco de raciocínio e cuidado pode ser salva? Difícil discernir, pois a figura é concreta e nossa preocupação é abstrata.
Como bem sabe quem me acompanha, estou na luta para receber um pedido que fiz na Polishop, como empreendedora. A última pérola de desculpa fiada que recebi ontem foi estarrecedora. Eles disseram que a transportadora tentou entregar ontem e não encontrou o número do prédio na rua. Só com essa informação parece uma piada. Para que serve uma transportadora que faz entregas de encomendas? Para entregar nas residências. É crivel que não encontrem um número numa rua? Kkkkk. Só rindo. Piada pronta. Mas o pior não é isso. É uma rua curta. Em 5 minutos de caminhada se percorre a rua toda. Pior ainda, meu apartamento é relativamente alto e há apenas dois prédios compatíveis com meu andar na rua. Quer um pior agravante? A rua é numerada logicamente. Não há números saltados. Kkkkk. Preocupo-me ou dou risada? Não seria uma ofensa daquelas gigantes ao cliente? O cliente é incapaz de pensar, vamos dar uma desculpa esfarrapada que ele engole... me pareceu o pensamento de quem tem coragem de usar essa desculpa. O cliente é acéfalo, não tem cérebro. Só pode ser isso. Estamos num nível em que uma empresa séria não podia atuar.
Dá para salvar esse leite? Se eu estivesse tratando com pessoas sérias, que admitem erros e consertam, sim. Mas parece que estamos entrando para um esfera não ética. Seria ético dizer que entregou e depois não apresentar comprovante? Seria ético dizer que tentou entregar mas não havia quem recebesse em uma portaria 24 horas, isso por duas vezes, o raio do porteiro ausente caiu duas vezes na cabeça deles. Seria ético dizer que não encontrou o número sendo que anteriormente tinham dito que o porteiro é que estava ausente?
Definitivamente prefiro ter prejuízo a trabalhar com uma empresa que se dispõe a aceitar esse tipo de desculpa da transportadora. Para mim sim, esse leite derramou. Chegou no esgoto.
O leite não teria derramado se simplesmente admitissem o erro, sem Desculpas, mesmo que demorasse, mas encontrassem algo plausível para dizer. Eu esperaria se fosse uma relação transparente.
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