"A natureza humana sempre foi a natureza humana - e provavelmente não mudará enquanto você viver. Se é assim, por que não aceita-la? Por que não sermos tão realistas como o Velho Marco Aurélio, um dos homens mais sábios que governaram o Império Romano? Um dia, Marco Aurélio escreveu em seu diário: Vou encontrar-me hoje com gente que fala demais - com gente egoísta, egocêntrica, ingrata. Mas não me sentirei surpreso nem perturbado, pois não consigo imaginar o mundo sem tais pessoas".
Assim é, Carnegie nos lembra que o que nos preocupa muitas vezes são nossas expectativas. Se tão somente mudarmos as expectativas, não nos preocuparemos, pois estará dentro do previsível. Sou uma eterna otimista. Ao mesmo tempo que sei que o mundo está cheio de pessoas assim, sei que também o mundo está cheio de pessoas maravilhosas, e que se um dia elas errarem, será normal, visto que errar é humano.
Há sim pessoas de má fé. Mas há pessoas de boa fé. Oremos a Deus para encontrar mais pessoas de boa fé do que de má fé. Essa minha experiência com vendas é sobretudo uma experiência com pessoas. Vejo pessoas de muito boa fé, elas existem e que bom que o mundo é assim. Muitas pessoas tem medo de vendas, por causa dos devedores, o que é parte, temos que admitir. Por outro lado, vamos descobrindo pessoas impressionantemente honestas. Já ocorreu por mais de uma vez a cliente ter mudado de emprego e me passado o novo endereço. Esses dias mesmo ocorreu isso. A cliente tinha a opção de dar uma de esperta. Mas escolheu ser honesta. Há muitas pessoas honestas.
Há pessoas de boa fé que talvez sejam um pouco desorganizadas ou não sabem definir prioridades, por isso sofrem na vida financeira. Isso não é má fé. Somente acharei que é má fé quando há intenção. Mesmo assim não podemos julgar, pois o julgamento não nos cabe. Então elas precisam aprender, somente isso. Se aprenderem, vão ter vidas maravilhosas e recompensadoras, sem a preocupação de não poder pagar. Um longo caminho e uma quebra dos padrões anteriores, não é fácil.
De qualquer forma, vamos sempre nos deparar com a parte feia da humanidade. E temos que ter a mente preparada para isso. Pois assim evitaremos preocupação, saberemos que é assim mesmo, que sempre haverá este tipo de comportamento. Isso também não significa que temos que perder as esperanças ou que devemos nos resignar. Apenas significa que é assim mesmo. Mas sempre poderemos tentar conscientizar, ensinar, educar. Pode ou não ter efeito. E é assim mesmo. O que mais importa é o caráter educativo de nossas ações. Todos nós somos educadores se nos importarmos com o próximo. Se eu percebo que alguém não sabe gastar, posso tentar ajudá-la a se conscientizar e se ela quiser vai mudar. Se eu percebo há má fé na falta de entrega de minha encomenda, não tenho que me resignar, mas educar. Creio mesmo que cada cidadão cliente que é lesado está educando a empresa quando aciona o PROCON, pois se esperar que ela sozinha respeite o consumidor depois de várias tentativas, está esperando em vão.
E é assim mesmo. Não nos preocupemos com a parte feia da humanidade. Não aceitemos a parte feia da humanidade, vamos tentar mudar, mas sem a expectativa de realmente mudar, pois isso depende da parte que deve mudar. Eu tenho espero que o mundo seja melhor, mas não fico com altas expectativas para não me frustrar. Eu faço a minha parte na esperança de um mundo melhor, mas não tenho expectativa que o outro faça a parte dele. Ele só fará se quiser. O máximo que eu puder fazer vou fazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário