segunda-feira, 19 de junho de 2017

Evite preocupação resolvendo um a um os problemas

"Somente por hoje, procurarei viver unicamente durante este dia sem tentar resolver de uma vez o problema de toda a minha vida. Durante 12 horas, posso fazer coisas que me aterrorizariam se tivesse de enfrentá-las durante toda minha vida."

Carnegie não traz uma novidade. É genial. É bom relembrar sempre e sempre, mesmo que de formas diferentes essa verdade. Não resolvemos de uma vez os problemas.  Muito menos resolvemos de uma vez os problemas de toda uma vida. Temos que ir por partes, temos que dividir em partes administráveis.  São 12 horas de presente que Deus nos deu para fazer algo. Apenas isso.  Uma pequena parte do todo.

Essa uma pequena parte pode até nos aterrorizar,  parecer difícil,  mas vou ter que fazê-la apenas por hoje.  Não vou ter que fazer a vida toda. É só hoje. Não é tão difícil fazer o que temos que fazer. Todos sabem o que deve ser feito. Faça isso apenas por hoje. E resolverá muito.

Aos poucos avançamos.  Importa avançar.  Somente por hoje podemos andar um passo mais, podemos avançar,  mesmo que as forças externas queiram te colocar num ciclo vicioso, queiram te impedir de avançar e te colocar num roda sem saída,  em que você passará várias vezes pelo mesmo ponto da roda. Somente por hoje farei um esforço a mais para sair desses ciclos viciosos que não levam a lugar algum.

Foi difícil avançar.  Mas somente por aquele dia fui ao PROCON.  Somente por aquele dia expliquei novamente a situação.  Somente por aquele dia reclamei de novo sobre os emails infames dizendo que tinham entregue em vários dias diferentes a mesma encomenda. Somente por aquele dia solicitei o comprovante de entrega daqueles emails afirmando que houve entrega. Não é fácil.  Nos atemoriza ter que cobrar, repetir, dá trabalho... E finalmente um passo que parece ter saído da corrida dos ratos. Parece. Nunca sabemos o resultado.  Temos que esperar. Finalmente a Polishop admitiu o extravio.  Isso teria que ter ocorrido no dia 19 de maio, na terceira "tentativa" de entrega.  Disseram que vão entregar e não sei se me colocarão numa nova roda ou vão resolver. Mas tem que ser uma coisa de cada vez.

Atualmente também estou lidando com uma devedora. Estamos no sexto mês desde que ela pegou o produto. Não gosto de fazer cobranças,  parece aterrorizador.  Como previsível,  a pessoa está tremendamente ofendida de ser cobrada.  Ela não entende que compro os produtos.  Eles não caem do céu na minha cabeça para ser dado de graça para ela. Mas estou fazendo uma coisa de cada vez. E foco nela por ser a dívida mais antiga. Espero que esse problema também se resolva.

Algumas coisas fluem bem. Outras são enroladas. A Polishop não tem fluido.  Então tenho que dar atenção a isso.  Essa cliente também não fluiu,  tive que dar atenção à dívida dela. Não posso ficar excessivamente preocupada com isso.  Mas certamente tenho que direcionar maior esforço para os eventos que não fluem, que precisam de nossa intervenção.  Não podemos fazer tudo de uma vez, tem que ser um de cada vez. Não podemos ficar aterrorizados diante de perspectivas que não fluem, temos que trabalhar para que ocorra o combinado.  Afinal, combinados não são caros. Paguei à vista no boleto para a Polishop no dia 28.04.17,  o combinado é receber a encomenda. Já entreguei o produto para a cliente em dezembro, o combinado é ela pagar e até agradecer a compreensão por ter esperado. Infelizmente alguns não cumprem o combinado. Mas meu lado otimista continua a acreditar que estamos tratando com uma minoria. A maioria ainda flui bem. Então o que nos resta é lidar com a exceção que dá trabalho, sem medo desse trabalho, dividindo em pequenas partes administráveis em um dia. Hoje posso fazer algo e somente por hoje vou fazer algo que me leve a resolver problemas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário