quarta-feira, 21 de junho de 2017

Evite preocupação com planejamento

"Somente por hoje, terei um programa.  Escreverei o que espero fazer em cada hora. Talvez não o siga exatamente,  mas, de qualquer modo, haverei de tê-lo.  Servirá para evitar dois males - a pressa e a indecisão."

Saber o que fazer é como ter um guia certo para chegar onde se pretende chegar. Uma agenda diária nos mostra o que temos que realizar naquele dia. Com a agenda temos objetivos definidos.  Ao final desse dia, terei feito... Sim, que bom saber que ao final do dia terei feito o que decidi fazer. Não será um "zero day". Será um dia com realização definida. Não precisa ser muito nem pouco,  mas o suficiente para aquele dia. É um dia de cada vez.

Carnegie ensina que evita a pressa e a indecisão.  Quando nos acostumamos com agendas, sabemos o que cabe num dia. Vamos nos adaptando,  colocando o suficiente. Assim, não temos pressa, não é preciso fazer mais do que está ali na agenda. Não precisa colocar na agenda mais do que cabe num dia. E se fizermos isso, vamos fazendo novos arranjos até sabermos quanto demora cada atividade.

Com a agenda não ficamos indecisos.  Indecisão toma tempo. Paramos para pensar e por vezes isso nos deixa empacados.  Como não sabemos o que fazer, então não fazemos nada. Todos os dias, saio com um objetivo definido. Não fico indecisa.  Sei o que tenho que cumprir naquele dia. Tenho metas e métricas.  E isso adianta tanto a vida que nada fica impossível,  difícil,  passível de procrastinacao. Simplesmente cumpro o que devo cumprir no dia. No dia seguinte, cumpro mais um pouco. Qualquer grande tarefa fica fácil de realizar quando dividimos em partes menores.  Fica tão rápido quando não há indecisão. Nossa vida anda.

Saímos da corrida dos ratos. E foi o que ocorreu com a Polishop. Enfim entregaram a encomenda. E não foi o mero acaso que fez isso. Eu tinha em mente em todos dias que dei foco a isso que faria minha parte daquele dia. Sem pressa e sem indecisão.  Tinha tarefa relacionada a Polishop na minha agenda. Sabia que tinha que perder tempo com aquilo.

O mesmo com a cliente que devia por 6 meses. Sai dessa roda também.  Ela pagou. Tinha tarefas relacionadas, embora não tão intensas e trabalhosas como a da Polishop,  mas foi uma luta. Quase tudo flui com o programa diário,  o planejamento,  a tarefa. Todos podem lidar com um caso difícil de resolver se houver uma boa programação.

Organização pode evitar muita preocupação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário