segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Ser um empreendedor - nunca gaste mais do que ganha

A gestão financeira pode ser um fator de queda ou de ascensão para uma pessoa.  Quem tem a mente empreendedora não gasta mais do que ganha. Quando se fala da importância de se correr risco, um alerta é que esse risco deve ser calculado. Um empreendedor não é irresponsável.

Ele simplesmente sabe qual risco deve correr. Medo de errar e não correr risco algum é ruim, não é característica de empreendedor,  mas irresponsabilidade não deve ser admitida. A dignidade de uma pessoa também está na sua capacidade de cumprir com as obrigações. Ninguém obriga outra pessoa a assumir uma dívida,  então o bom empreendedor não vai gastar mais do que ganha,  só vai assumir obrigações que sabe ser capaz de cumprir. Salvo raras exceções.
 
Para ter uma boa gestão financeira o empreendedor deverá estudar sobre o assunto.  Aprendemos muito na prática,  mas sem dúvida é melhor aprender com a experiência de outras pessoas do que colocar os pés pelas mãos.  Ainda há um preconceito enorme em relação à educação financeira.  Não é culpa do preconceituoso, ele cresceu acreditando que tudo que se relaciona ao dinheiro pode levá - lo a uma condenação, existia uma conotação ruim a que ele foi submetido a vida toda. É hora de quebrar com esse pensamento preconceituoso e aprender que educação financeira não tem relação alguma com ambição desmedida, muito menos com o amor ao dinheiro.  Tenho dito que conheço várias pessoas que se educaram financeiramente e são pessoas desapegada.   Eles até podem ter dinheiro,  mas não se apegam, podem até ter bens, mas não se apegam.

Educação financeira é apenas uma forma de se usar o dinheiro de maneira adequada. Sem apego, mas de uma forma que não leva ninguém a ruína.  Não leva ninguém a gastar mais do que tem, mas sim gastar com sabedoria.

Empreendedores no final das contas acabam aprendendo a gestão financeira,  ou não duram muito em negócio algum. Quebram antes. E se a quebra foi em função de má gestão financeira a culpa não é do negócio e nem de mais ninguém além daquele que não soube gerir seu capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário