quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Ser empreendedor - começar tudo de novo tantas vezes quantas forem necessárias

Quem busca qualidade de vida começa de novo.  Parece muito difícil,  mas somos capazes de muito mais do que imaginamos quando confiamos em nós mesmos e sabemos o que queremos.  Eu gosto de contar sobre como comecei de novo diversas vezes para que todos saibam que é possível.  Comecei de novo por opção.  Mas mesmo que não seja, pode ser uma bênção disfarçada em desafio.

Eu sempre falo de biografias porque podemos ver que os grandes homens são como nós.  Eles tiveram que recomeçar. Eles passaram por apertos, eles são pessoas comuns como todos nós,  apenas talvez mais esforçados do que nós. Ou talvez mais persistentes do que nós.  Ou talvez com essa disposição de começar de novo que perdemos no meio da nossa caminhada. Ou talvez tudo junto. O fato é que devemos olhar para nós mesmos e acreditar que é possível.  Nessas biografias que li havia pessoas que nasceram privilegiadas mas muitas que não,  muitas que passaram por muitas provações.  Então sabemos que se eles conseguiram, nós poderemos se conseguirmos modelar as ações deles. Lembrando que nossos resultados são consequência de nossas  ações.  Nossas ações são consequência de como pensamos. Nossos pensamentos são consequência das informações que acumulamos durante a vida, isto é,  nossas crenças.

Então temos informações que aprendemos desde que nascemos. Essas informações vão formar nosso pensamento,  ou nosso sistema de crenças.  Nossos pensamentos vão determinar nossas ações.  Nossas ações determinam nossos resultados. Quer resultados diferentes? Mude as informações, mude as crenças,  mude as ações.

A biografia de Mary Kay Ash mostra diversos recomeços.  O livro "Milagres que acontecem" não mostra um milagre que de uma hora para outra fez de Mary Kay dona de uma grande empresa multinacional de cosméticos.  Não mostra uma mulher riquíssima por um milagre. A essência do livro é que se acreditarmos que é possível,  então aquilo que você imagina como um milagre pode acontecer.  Mas a trajetória,  meu amigo... Ela foi uma mulher muito estudiosa e trabalhadora e demorou muito para ela conquistar o que vemos nos palcos.  No livro ela mostra um bastidor de luta, garra, determinação e trabalho duro. Ela pode até ser considerada alguém que ama trabalhar mesmo depois de conquistado o sucesso.  Ela recomeçou depois de aposentada. Até então sua vida havia sido comum igual de todo trabalhador que luta para prover o sustento da família.

Quem imagina que o negócio de marketing multinivel é pirâmide,  colocar pessoas e ganhar em cima dos outros sem fazer nada entrou em uma grande ilusão, pois a própria fundadora da empresa trabalhou duro até quando era bem idosa. São exatamente as pessoas que acham que é fácil que vão desistir logo e dizer que era pirâmide.  Elas criam que seria um negócio de colocar pessoas e a realidade é o que Mary Kay Ash ensinou no livro. Os milagres acontecem para quem trabalha,  busca e age em busca do que acredita. Tem que ser empreendedor.  Tem que recomeçar se necessário.  Não é o milagre do curto prazo.  É a luta do longo prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário