Augusto Cury fornece mais características de empreendedores. Eles caem e levantam. Não lamentam os fracassos, agradecem a oportunidade de estar no pareo. Não são teimosos nem auto suficientes. Absorvem com modéstia a experiência dos outros.
Muitos pensam que os grandes empreendedores são infalíveis. Muito pelo contrário. Quanto mais estudo sobre empreendedorismo, mais aprendo que as falhas fazem parte do processo. As vezes temos medo de empreendedor e falhar, pois os outros nos julgarão. Essa não deve ser nossa preocupação, quem julga não sabe que faz parte do processo. O importante é que o empreendedor saiba o processo, saiba que a falha faz parte e que o julgamento dos outros também. Se a mente está preparada, então passamos bravamente pelas dificuldades.
O empreendedor não é perfeito. Quem olha um grande empreendedor não vê o bastidor. O palco sempre é lindo. Sabendo disso, também vamos ser mais fortes quando nossas imperfeições aparecerem. Saberemos que imperfeição é comum a todas as pessoas. Nenhum empreendedor é um super humano.
Por isso, ao cair vamos levantar. Opa, a mente está preparada para a queda! Então é normal, não nos entristecemos, apenas nos ocupamos de levantar. Como sabemos que você fracasso faz parte, nos ocupamos de nos manter firmes, no pareo, sabendo que foi apenas parte do todo.
Nós nunca sabemos tudo. Então não podemos ser teimosos. A hora de parar também é importante de se reconhecer. A hora de mudar um caminho também. A hora de refazer algo, de modificar algo. Teimosia não faz bem, pois um caminho que não tem dado resultado não é um bom caminho. A lei de Pareto deve estar sempre na nossa mente. 80% do que fazemos é apenas trabalho sem resultado. 20% é o que dá resultado, portanto devemos nos concentrar no que dá resultado. Para descobrir, temos que tentar novas possibilidades. Pode dar certo ou errado, mas o importante é que descobrimos o que são os 80% sem resultado e os 20% com resultado. Se não tentarmos, jamais saberemos se estamos teimando nos 80% que não dão resultado. É fazer e comparar. Fazer e analisar. Sempre classificando 20/80.
Quanto mais fizermos a análise 20/80, mais verificamos que ser auto suficiente não funciona. O trabalho em equipe é sempre mais vantajoso. Pela característica da Mary Kay, sem uma equipe e sem ajuda a pessoa tende a desistir. Além disso, o trabalho em equipe traz diversos tipos de experiência. Tenho aprendido muito com cada pessoa que interajo.
Então, os empreendedores são falíveis e imperfeitos como qualquer ser humano. E isso é muito bom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário