quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Ser empreendedor - você vê a casa desmoronar ou enxerga as pequenas rachaduras e previne seu desabamento?

O autor segue discorrendo sobre líderes.  O pequeno enxerga os grandes erros; o grande enxerga os pequenos erros. Ele está se referindo à prevenção.  Errar e falhar é humano, entretanto devemos estar atentos para que os erros não se transformem em monstros.  Temos que corrigir antes que seja tarde demais.  O grande líder tem visão,  ele enxerga que é hora de tomar uma atitude. Assim que o erro é detectado, temos que fazer algo a respeito antes que seja tarde. 

As dívidas são algo muito comum. De modo geral, as pessoas querem mais do que são  capazes de sustentar. Uma pessoa grande não se envolve em dívidas.  Assim que percebe sua situação financeira,  imediatamente toma medidas para sair de dívidas.  O grande fará um esforço a mais, fará um trabalho extra para conseguir renda extra; conterá os gastos e ainda fará reajustes no seu padrão de vida para não se enforcar em dívidas.  Uma pessoa pequena nem verá que está endividada, só perceberá na hora que o problema está grande demais, quando a situação se tornar insustentável.  Pequenos devem para uns e continuam a fazer dívidas com outros e não pagam ninguém.  Tampouco procuram uma renda extra ou baixar o padrão de vida. Eles seguem se endividando.  A diferença entre os dois é que um percebeu quando a dívida estava pequena e tomou providências;  outro nem ligou, continuou se endividando. 

Assim é tudo na vida. Devemos tomar providências logo. Não adianta reclamar de um relacionamento abusivo. Esse é outro exemplo sobre medidas rápidas e demoradas. Em qualquer área da vida os abusos não se iniciam grandes. Eles começam aos poucos e vão se avolumando. Se não for tomada providência,  a tendência é aumentar. Se logo nos pequenos abusos mostrarmos os limites e exigirmos respeito, tudo se resolve ou o relacionamento se extingue. E o importante é que não se submeteu e portanto não há do que se reclamar.  A vida se torna leve. Corrigiu - se antes de um desabamento,  que poderia ser uma depressão,  um  suicídio ou qualquer doença relacionada ao estado psíquico da pessoa. 

Ser empreendedor está nas leis de qualidade de vida porque compreende muito mais do que imaginamos,  são atitudes diferentes das pessoas que não são empreendedoras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário