segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Os empreendedores fazem a diferença

O autor explica que empreendedores abrem caminhos, conquistam, enxergam o que não está diante dos olhos, corrigem erros, previnem falhas, motivam pessoas, trazem soluções que ninguém trouxe. O autor faz as perguntas: Você é empreendedor?  Gostaria de se-lo?

Muitas pessoas pensam em nem caminhar, outras pensam em caminhar apenas se o caminho estiver aberto. O empreendedor não precisa ver um caminho aberto para fazer algo, ele mesmo abre o caminho. Isso quer dizer que ele não espera uma oportunidade,  ele cria a oportunidade.

Os empreendedores conquistam. Muitas coisas não estão a mão.  Temos que ir em busca, temos que nos movimentar para pegar. Alguns esperam chegar nas mãos.  Os empreendedores vão atrás do que acreditam que vão conseguir.  Eles não esperam, eles agem.

Muitas pessoas mal enxergam o que está diante dos olhos. Outras enxergam só se mostrarem. O empreendedor enxerga até o que está oculto. Ele tem visão.  Não é preciso estar diante dos olhos suas conquistas futuras. Você tem que ter essa visão e ir atrás.

Corrigir erros faz parte da formação.  Todos os empreendedores vão poder dizer sobre um mal investimento, sobre um passo errado. E daí?  E daí que aprenderam para da próxima vez fazer diferente. Normal cometer erros, faz parte do aprendizado.  Cometer erros é um investimento em conhecimento.  Aprendi essa com Gustavo Cerbasi no livro Investimentos Inteligentes. Ele deu vários conselhos e preveniu que os erros poderiam ocorrer e que vendo isso como um investimento na aprendizagem teremos bons resultados no final. Tem que ter paciência e recomeçar.

Eu fui motivada por vários empreendedores que doaram seu tempo para motivar as outras pessoas a crescerem. A realizarem seus sonhos. Eu ouvi muitas soluções interessantes, mas não existe fórmula mágica.  Não me informei profundamente sobre o que ocorreu no caso da Bel Pesce.  Só fiquei triste por ela. Tenha ela cometido um erro, errar faz parte, só que também me beneficiei muito das dicas dela. Ela me ensinou muito. Seus livros são muito bons e ela distribuiu vários livros e vídeos gratuitamente. Se a pessoa compra um produto dela achando que o sucesso é garantido não está querendo fazer a sua parte, não é empreendedor de verdade. Pode ter a dose de inveja tão comum no ser humano. Pode ter a dose de impiedade contra alguém de sucesso que essa pessoa não conseguiu. Pode ter uma dose de frustração e a vontade de colocar a culpa em alguém.  Se eu pensar que por comprar um curso vou ter sucesso, então não preciso fazer mais nada.

E empreendedor não é aquele que não faz nada, é aquele que faz a DIFERENÇA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário