"Se você discordar, em vez de ficar na defensiva, diga: 'Obrigado por me dizer isso, prometo que vou pensar no assunto'. E faça isso realmente. Muitas vezes é preciso se distanciar da questão para analisar o comentário com mais clareza. De qualquer forma, encerre o assunto deixando-o à vontade para fazer outros feedbacks no futuro."
O primeiro fundamento do sucesso profissional é agregar valor, portanto quem está em busca do sucesso profissional deve focar em adicionar valor. No exemplo dado de feedback sem clareza, a pessoa diz: 'Você está jogando com os horários...', após uma colega ter passado em 1o lugar no curso e precisar usar o horário de estudante. Isso significa que algo a respeito de horários incomoda quem fez o comentário. Não necessariamente tem que significar algo ruim. Por isso, não podemos inferir a intenção, temos que perguntar.
Qual valor agregado esconde-se no comentário? Se há algum, a pessoa teria que se explicar ao invés de chorar copiosamente. Explicado o motivo, a outra pessoa tem todo o direito de discordar das razões. E diante da discordância, ambas as partes devem pensar no assunto. Não é preciso que decisões sejam tomadas precipitadamente.
Se a decisão é chorar e ir à chefia com o propósito de prejudicar quem usará o horário, qual o valor agregado dessa decisão? A pessoa talvez não perceba, mas diz muito acerca de si mesma quando decide por essa via, pois dificilmente há um valor agregado.
A melhor decisão seria distanciar, não ver como pessoal. Distanciando, pode-se ver com mais clareza. A primeira visão que a pessoa teria seria acerca de limites. Dentro da seara profissional, qual o direito que se tem sobre o horário de outro funcionário? Seu cargo te capacita para isso ou a relação é horizontal, vocês estão em mesma situação hierárquica? Mesmo se você tivesse um cargo acima, qual seu direito sobre um direito dado aos funcionários por lei?
Facilmente a pessoa chegaria à conclusão que isso não tem relação profissional. Poderia ser um conselho de amiga, uma opinião. E facilmente a pessoa distanciando-se veria que não seria necessário chorar a fim de não se explicar, era só assumir que era algo fora da seara profissional, conselho como amiga. E assim não seria necessário retirar o que disse e depois dizer que não tinha dito isso. Não seria necessário usar a imaginação para dizer que a outra pessoa diz que você falou frases nunca você disse. Não seria necessário usar de ambiguidade exatamente para ficar fácil retirar o que disse. Os bons profissionais assumem o que dizem. Isso é responsabilidade. E o dizem claramente e com objetividade. Tão objetivo que nem é necessário pedir esclarecimentos.
Quando o profissional mistura as searas e quer punir o colega porque ele próprio não sabe se resolver emocionalmente, ele passa a mensagem de não ser bom profissional. A chefia com certeza vai se perguntar o que aquilo tem a ver com ela e por que a chefia devia resolver um problema que a pessoa não soube gerenciar. Ao invés de agregar valor, a pessoa acaba trazendo problemas e mostrando uma fragilidade emocional e confusão.
E quando quer basear sua eficiência em cima de ação dos outros mostra uma grande fraqueza. Trazer para a chefia opinião de que esse ou aquele horário é melhor não agrega valor. Pode até passar a mensagem de que ao invés de contribuir com um bom curso e aumentar seu valor em capital humano, você quer se aproveitar para se valorizar em cima dos outros, sem esforço próprio, boa vontade própria, disciplina própria, ganha-se rebaixando o outro. Isto é, você não aumenta seu capital humano, diminui o dos outros. Portanto, diminui o da instituição como um todo. Não tem visão de todo.
E certamente devemos ser humildes e reconhecer que as ações dos nossos colegas podem estar agregando valor, mesmo que você queira trazer um feedback que não. As pessoas com mente aberta da instituição podem ver o quanto a atitude não agregou valor, o quanto retirou o valor do outro. Se o colega passou num concurso até mais complexo que o seu, ele desenvolveu habilidades tais para discernir bem. E não é tão difícil assim perceber, basta dar uma olhada no edital. Se foi exigido raciocínio lógico, isso quer dizer que as pessoas com cargo estratégico na instituição queriam essa habilidade. Portanto, qualquer curso que desenvolva raciocínio lógico agrega valor.
Por isso, distanciar-se e ouvir o outro é fundamental. Evite a todo custo ficar na defensiva chateado porque não fizeram da maneira que você queria. Tudo tem uma razão, precisamos buscar clareza para entendermos o que não conseguimos entender. Precisamos estar abertos e flexíveis. E precisamos sobretudo ficar dentro da seara profissional, não invadir a seara pessoal dos colegas, não misturar pessoal com profissional.
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