terça-feira, 24 de abril de 2018

Onde buscar a paz e a felicidade?

"Bem aventurados os pobres de espírito,  porque deles é o reino dos céus.  Bem aventurados os que choram, porque eles serão consolados.  Bem aventurados os mansos, porque eles herdarão a Terra. Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça,  porque eles serão fartos" (Mateus 5:3-6)

Quem é o Príncipe da Paz?  Jesus Cristo, por isso,  ouvir as suas palavras e segui-las nos traz paz.  O trecho citado é do Sermão da Montanha,  o Mestre estava ensinando seus discípulos.  Atualmente,  todos aqueles que se dizem cristãos são discípulos de Cristo,  por isso há vários motivos para ouvir esse Sermão. 

Quem não é cristão também ganha muito ao ouvir Jesus.  Ele não é uma religião,  não é uma igreja A ou B. Ele é a Verdade, o Caminho e a Vida. Portanto,  não se trata de religiosidade,  trata-se de seguir a Bíblia e aquele que não falha. Todos nós falhamos,  mas não Deus.

Ele nos traz Paz porque sempre podemos contar com Ele, ainda que todos nos abandonem Ele está lá para nos amparar.   As Bem aventuranças ensinam como devemos proceder para receber bênçãos.  Essas bênçãos são todas intangíveis.  Jesus nos mostrou que bênçãos intangíveis trazem mais paz do que as tangíveis. Portanto, não ligue para o exterior, pense que pertencer ao reino dos céus,  ser consolado,  herdar a terra e ser farto espiritualmente é uma bênção maior.

No nosso estudo de caso, Sra Drama também se incomodava porque a colega tinha plena confiança em Deus.  A colega nem respondia nem revidava às suas provocações pois acreditava que Deus era seu protetor,  que ela não precisava fazer nada, Deus fazia por ela. Mesmo que o amigo íntimo de Sra Drama cobrisse suas mentiras e arredondasse tudo para Sra Drama, ainda assim a colega confiava que quem a protegia era maior. Colocando na balança: Sra Drama protegida por seu amigo íntimo; colega protegida por Deus. A quem a colega temeria?  Não é Deus superior a tudo e todos?

O incômodo da Sra Drama foi tanto em relação à espiritualidade da colega, que até nisso queria competir. Ao fazer a segunda maldade disse também ser cristã.  Portanto, os argumentos de Cristo tem autoridade sobre Sra Drama, que deveria segui-los se o que disse fosse verdade, se realmente fosse cristã.

A começar por ser pobre de espírito,  a Sra Drama não confiou ser Deus seu senhor.  Confiou mais no seu poder de influência e no poder do amigo íntimo que cobria tudo que ela fazia.

 Quanto ao choro ninguém engana a Deus, ele sabe o que são lágrimas de crocodilo e o que é exagero exibicionista,  o sermão da Montanha é sobre arrependimento. Jesus diz que quem volta a Deus é consolado, por mais que tenha errado. Ele perdoa as falhas de quem confessa e deixa o mal. Sra Drama em nenhum momento mostrou arrependimento,  por isso não foi consolada por Deus e continua a sua tormenta. Davi foi consolado por Deus por voltar atrás,  o mesmo ocorreu com Pedro.  A questão é muito menos o erro, mas o arrependimento.

Sra Drama não é mansa,  pelo contrário,  é pilhada.  Ela enganosamente quis dar a impressão que a colega era irritada.  De forma alguma, e todas as testemunhas confirmaram que a colega é mansa.  Esse é o o padrão da colega. Sra Drama provocou e usou a exceção.  Colocando na balança: Sra Drama é uma pilha e a colega é mansa. Não devemos nos enganar com exceções,  somos o nosso padrão,  o nosso dia a dia. O enganador é o diabo, é ele que usa dessas artimanhas.

A colega tem fome e sede da justiça de Deus. E tem desejo espiritual,  sede espiritual e está em busca de plenitude espiritual,  deixando essas picuinhas da Sra Drama de lado. Sra Drama, pelo contrário,  quer sua justiça própria,  é rancorosa,  vingativa, exatamente por não acreditar na justiça divina.  Sra Drama se envolve com coisas carnais como picuinhas,  fofocas,  boatos,  vaidades,  quer o reconhecimento humano ao invés de crescimento espiritual.  Aliás,  suas atitudes não tem nada de espiritual. 

Enfim, Jesus não veio para condenar, mas alertar onde é nosso ponto cego, aquilo que estamos fazendo e que nos traz dor. Ele tomou sobre si as nossas dores e conhece a mente humana muito melhor do que nós mesmos.  Jesus está apenas dizendo que Sra Drama teria paz se praticasse confiar em Deus para resolver seus problemas, se se arrependesse e confessasse seus erros ao invés de tentar escondê-los,  se fosse mansa e se tivesse fome e sede espirituais, não sede de acabar com o próximo.

Exige certa consciência monitorar nossos pensamentos para seguir o que Jesus ensina,  mas vale nossa paz, que é o mais importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário