quarta-feira, 25 de abril de 2018

Como ter um ponto de vista mais otimista?

"Bem aventurados os misericordiosos,  porque eles alcançarão misericórdia.  Bem aventurados os puros de coração,  porque eles verão a Deus. Bem aventurados os pacificadores,  porque eles serão chamados filhos de Deus. Bem aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça,  porque deles é o reino dos céus.  Bem aventurados sois vós,  quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo,  disserem todo o mal contra vós por minha causa. Regozijai-vos e alegrai-vos,  porque grande é o vosso galardão nos céus,  pois assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós."

Estamos continuando com os ensinamentos de Cristo. O mesmo caso pode ser visto sob diferentes pontos de vista. E o quanto mais ampliamos nosso ponto de vista, mais assumimos diferentes perspectivas. Nossa perspectiva se torna ampla. Esse caso poderia ser visto sob o ponto de vista de um psiquiatra,  já que trata de comportamento; de um especialista em informática; enfim, quanto mais pessoas com conhecimentos diferentes analisarem, mais ampla nossa perspectiva.  Nós,  pessoas comuns podemos ver uma rua sob o ponto de vista de um transeunte,  de um motociclista,  de um carro,  de um ciclista, de um helicóptero.  Cada um verá essa rua sob uma perspectiva,  mas com certeza verá mais amplo quem consegue se colocar em várias perspectivas.

Agora estamos refletindo sob o ponto de vista de Jesus. O que ele diz e como nossa vida pode ganhar mais amplitude quando conseguimos enxergar de maneira espiritual?  O coaching visa ampliar perspectivas,  pois a pessoa só chegará à sua meta se fizer algo diferente do que faz atualmente.  E não conseguirá chegar à solução se não se colocar em diferentes pontos de vista.  É uma escolha ampliar ao invés de resistir. Quem se desenvolve espiritualmente tem uma melhor auto estima e consegue se livrar de hábitos negativos.

Desde a queda de Adão,  fomos sujeitos aos hábitos negativos. Jesus veio para nos livrarmos desses hábitos e nos dar uma perspectiva mais positiva de vida.

Ele ensina que a misericórdia traz misericórdia.  Ensina que não devemos lutar, mas sermos pacificadores,  só assim seremos considerados por Deus como filhos.  Ele nos ensina que mesmo na perseguição nós temos que nos alegrar,  porque teremos um grande galardão nos céus. Enfim, ele ensina hábitos positivos. Assumir esse ponto de vista ajuda em todas as áreas de nossa vida.

Os puros de coração têm a visão espiritual,  só vendo sob esse aspecto que veremos a Deus. Jesus ensina que só sendo alegres nas aflições que entraremos no reino dos céus.  Que a recompensa não está na terra.  Quão bela é essa visão!!!

Assim, no estudo de caso, verificou-se que Sra Drama não sabe ser misericordiosa,  mesmo que todos os absurdos fossem verdade, ainda assim o verdadeiro cristão tem pena e pacifica ao invés de declarar guerra.  Mesmo que fosse verdade que ela estivesse sendo perseguida,  ela deveria se alegrar porque uma grande recompensa dos céus estaria a caminho. Depois de uma grande aflição vem uma grande recompensa para os que crêem. Ela não veria de forma tão negativa.

O que de fato ocorreu é que ela perseguiu, injuriou,  mentiu e praticou todo mal contra a colega. Veja que Jesus falou o que ocorre mesmo, algumas pessoas perseguem, injuriam,  mentem e fazem mal. Devemos encarar a verdade.  Jesus é a verdade.  Sei que não é agradável ouvir certas verdades.  Que preferimos fechar os olhos e ouvidos para certas situações e verdades inconvenientes.   Mas só temos soluções para os grandes problemas do mundo quando encaramos de frente, sem omitir o que de fato ocorre. Que seja apenas um exemplo de como não proceder,  pois esse não é um procedimento cristão.  A Bíblia não omite o que fizeram, ela encara.  Não esconde o que Davi fez. Não esconde o que Pedro fez. Não esconde o que Paulo fez. Mas mostra que apesar de tudo Deus os perdoou e os amou, simplesmente porque reconheceram ao invés de resistir.  A Bíblia também mostra o que a esposa do Senhor de José fez, o que Herodias fez, o que os irmãos de José fizeram. São apenas exemplos de procedimentos e como o pecado entrou no mundo trazendo comportamentos negativos, que deveriam ser evitados.  E se mudarmos os hábitos negativos pelos ensinamentos de Jesus estará tudo bem novamente,  a pessoa terá sua paz, porque Jesus  é o castigo que traz a paz.  Isso significa que por um homem entrou o mal, por outro as pessoas estão livres de todo o mal e terão paz.

É difícil mesmo de acreditar que Sra Drama tenha usado de inverdades para acusar e prejudicar.  É muita ousadia.  Na fala do dia a dia, a colega já tinha percebido isso. Acontecia C e Sra Drama dizia que aconteceu O; acontecia F e Sra Drama dizia que ocorreu E. Até aí tudo bem, acrescentou um pouco, não era exatamente o que ocorreu, mas não fez mal direto a ninguém, pode até ser considerado injúria mas pode apenas ser mal entendido.  Outras vezes acontecia C e Sra Drama dizia que ocorreu Z. Isso era mudar tudo, muito estranho mesmo. Outras vezes acontecia a minúsculo e Sra Drama dizia que ocorreu A maiúsculo,  tinha aumentado e exagerado tudo,  era estranho,  no mínimo.  Outra vezes não tinha ocorrido nada e Sra Drama dizia que ocorreu Y. Não se sabia de onde tinha tirado aquilo. E sua representação era isso.  Tantos focos de fumaça que a colega nem sabia qual priorizar, qual foco limpar.  E o principal assunto só mais alguma coisa no meio de tudo. Confundia, mas dois tiveram uma visão clara: o psiquiatra e o terceiro imparcial focaram o assunto principal,  apesar de tanta fumaça.  Ela é especialista em acender vários focos de fumaça para tirar a atenção do principal.

A colega tinha que tirar alguns focos de fumaça.  Um deles conseguiu.  Ela escreveu que a colega tinha dito a ela vários absurdos. Ora, era mentira. Modificou tudo o que aconteceu no que ela chama de conversa, mas que na realidade foi uma briga dela para com a colega,  pois esta obedeceu, calou a boca como foi ordenado. Sra drama gritou,  estava descontrolada, foi ela que disse um monte de absurdo para a colega que nem abriu a boca,  desnecessário ter pedido para calar a boca.  Lógico que a colega fez questão que ela falasse nos autos,  embora fugiu, a colega insistiu pois sabia que ela entrava em contradição e quando foi ouvida pelo amigo íntimo dela,  ela confessou que a colega não tinha dito nada diretamente a ela,  não se lembrou do que havia escrito na representação por ter passado um tempo e por não ser verdade. O amigo também não lembrou, pois tinha muita coisa. A colega também provou em relação ao apartamento.  Duas mentiras.  Mas havia mais mentiras e modificações.  Só não era possível dar conta de tanto foco de fumaça.  Teria que ser uma acareação.  Impediram pois sabiam que Sra Drama entrava em contradição.

A sala também é incontestável.  Não era de maneira alguma pública.  A forma como aconteceu o principal também deveria ser apurado.  Não deveria fugir nem jogar fumaça para tirar a atenção do foco. Construiu na areia e sabia que quanto mais fundo fosse, mais desmoronaria,  por isso fugiu de ser ouvida igual diabo da cruz. Foram duas tentativas de fuga e a persistência da colega que fez com que fosse ouvida. A colega errou um pouco ao ficar triste com a situação,  a irritação não foi de maneira alguma ir até a Sra Drama, tudo ocorreu na sala da colega,  a Sra Drama que ia até lá. Foi um erro ter ficado triste quando Jesus disse que deveria ter se alegrado, ter um ponto de vista positivo. 

Por isso, Jesus muito bem nos ensina a alegramos na perseguição.  Quando a colega fez um bom trabalho, que envolvia corrupção em hospital público,  fez para Jesus,  pois Ele disse que tudo que for feito para um pequenino é feito  Ele.  Ser perseguida por um trabalho feito por pessoas que jamais vão agradecer, pois não conhecem e nunca vão conhecer a colega,  portanto para Jesus, é motivo de alegria. Agora a colega reconhece o erro. Não deveria ter ficado triste como ficou na época,  deveria ter tido um ponto de vista positivo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário