quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Como conciliar direitos e deveres?

"Os princípios éticos sugerem que as pessoas busquem benefícios mútuos sempre que possível e que,  quando seus interesses entrarem em conflito,  insistam em que os resultados se baseiem em padrões justos,  independentemente da vontade dos dois lados.  Assim,  podemos obter o que temos direito,  sem ferir os princípios éticos do respeito mútuo.  Um comunicador eficaz  que permeia sua comunicação com princípios éticos normalmente se relaciona com as pessoas baseando-se numa linguagem que transmite: abertura,  inclusão,  honestidade,  escolha e responsabilidade."  Seja assertivo!  Vera Martins

Faltou princípio ético ao que violou meu espaço.  Quando compreendemos o motivo, podemos até aceitar certa violação,  mas quando não fazemos a mínima idéia do motivo da pessoa,  podemos imaginar tudo. Quando a pessoa se esconde,  coisa boa não é. Então é aí que imaginamos o pior dos motivos possíveis.

Haveria princípio ético se a pessoa se revelasse e desse sua explicação. Por mais que eu discordasse dos motivos da pessoa,  saberia que é alguém de boa fé e que tinha um motivo plausível. MESMO QUE SEJA SEM NOÇÃO E IRRESPONSÁVEL.

Pessoa desrespeitosa. Com  certeza não gostaria de ser violada. Não peço que concorde com minhas idéias,  as pessoas são livres para pensarem o que quiserem, mas daí a violar o espaço alheio mostra o quanto há desrespeito. Infelizmente são pessoas assim que não gostam que violem seu espaço.  Se fosse com essa pessoa... ai faria um show!

Realmente não entendi o recado e a pessoa não se comunicou.  Até hoje me pergunto qual o motivo.  Como sei que essa pessoa conseguiu apenas confundir, talvez o motivo fosse realmente induzir a erro. Fazer com que eu tirasse conclusões a partir do que ocorreu. Quando violam seu espaço,  qual a reação esperada?  Você  tem medo,  raiva, quer saber o que aconteceu, quem foi, por que.  A pessoa parece ter agido de forma a me induzir a tirar conclusões.

Uma comunicação eficaz não se dá violando o espaço alheio.  A pessoa precisa agir abertamente,  com honestidade.  Ela deve incluir todos,  inclusive a própria pessoa  para quem esteja querendo dar um recado.  É ridículo provocar uma situação e depois sugerir uma solução  negando o que fez e até negando a própria violação. O ridículo é negar o acontecido e depois sugerir como se deve agir. Está enganando quem?   Assume, seja honesto,  ao invés de sugerir bobagens.

Além disso, a escolha de como dar o recado foi tão péssima que chegou à irresponsabilidade e ignorância. Foi muito irresponsável,  deixou a descoberto informações que não eram para  estarem dando sopa por aí.  Não pode ser de boa fé deixar esse tipo de informação aberta assim. Só há uma explicação se for de boa fé,  trata-se de pessoa muito ingênua e que precisa de treinamento sobre informações que podem ou não estar abertas. Se foi de boa fé é um sem noção.  Vai entender.

Claro que pedi apuração  sobre os dados que ficaram a descoberto. Muita falta de noção mesmo. Quero ver se será concedido ou ainda faltará noção.  Se faltará ainda RESPONSABILIDADE.  Depois disso, não duvido de mais nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário