segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Devemos impor poder de controle?

Quando o receptor ouve a mensagem como uma imposição de vontade,  um desejo do emissor em mudar seu comportamento,  o sentimento de resistência é acionado e o ouvinte reage contra a forma e não, obrigatoriamente, contra o conteúdo da mensagem.  Na verdade,  o ouvinte se sente desrespeitado porque a fala do emissor não pede seu consentimento para ser convencido." Seja assertivo!

Algumas pessoas realmente podem impor poder de controle.  É o caso das hierarquias,  mas nem sempre é a melhor saída,  pois a maioria das pessoas prefere ser convencida. Mesmo tendo esse poder,  as pessoas que convencem são as bem mais aceitas.

E mesmo em hierarquias, há um limite para o que pode ou não ser exigido. Há  questões que não devem ser tratadas  pois invade o espaço alheio. Tudo exige bom senso.

Nos demais casos, devemos evitar impor. As pessoas tendem a resistir toda as vezes em que são obrigadas a algo. Mudar comportamento é extremamente difícil,  pois a pessoa adquiriu certos hábitos.

E também deve ser considerada a forma. Nem sempre a mensagem é o problema,  mas a forma como se passa essa mensagem.

Jesus ensinou a deixar as pessoas livres para decidir.  Quando enviou os discípulos a pregar que o reino de Deus estava próximo,  pediu para que fugissem das cidades em que fossem perseguidos, não ensinou a insistir naquela cidade, nem a impor poder. E  olha que esses discipulos tinham poder.  Poder de curar enfermos, limpar leprosos, expulsar demônios.  O poder era para auxiliar as pessoas, não para as subjugar.  E elas poderiam escolher não serem ensinadas.

Em outra ocasião, ensinava que era o pão da vida, que dá a vida eterna ao homem e fazia a contraposição entre a carne e o espírito.  Alguns discípulos acharam a palavra muito dura para receber. E ele também  os liberou.  Não insistiu que esses discipulos deveriam ser espirituais, apenas ressaltou que o espírito vivifica e a carne para nada serve. E os liberou. Havia muito mais do que 12 discipulos.

Ainda em outra ocasião,  tendo os fariseus discutido com Jesus porque seus discípulos não seguiam a tradição,  Jesus ressaltou que eles não seguiam um mandamento importante. Os discípulos o avisaram que os fariseus se escandilizaram do que ele disse e a resposta foi apenas que deveriam deixá-los.  De modo algum Jesus impos poder sobre os fariseus.

Apenas quem quisesse vinha após Jesus e havia uma multidão que o seguia voluntariamente.  Hoje continua da mesma forma.  A palavra as vezes é dura de receber devido à nossa carne. Por vezes alguns se escandalizam. Mas a escolha é sempre da pessoa. Ninguém é obrigado e  nada é imposto.

Quando há imposição as pessoas que apenas cumprem deveres, como idas à igreja sem que realmente os corações estejam em servir a Deus.  O mesmo ocorre nos outros casos de imposição,  as pessoas até fazem, mas os corações não estão naquilo. E por isso muitas pessoas são infelizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário