sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Como chegar ao equilíbrio entre afirmação e argumentação?

"Quando você usa exageradamente a afirmação e a argumentação, sua postura se torna agressiva aos olhos do interlocutor,  dando-lhe a impressão de desrespeito e invasão do território. Nesse caso, automaticamente,  faltarão empatia e envolvimento em sua comunicação.  Assim, você estará estimulando o outro a sentir raiva,  frustração e distanciamento.  É o convite para o conflito.

Quando você usa exageradamente a empatia,  sua postura se torna submissa aos desejos do outro.  Seu interlocutor pode abusar do espaço que foi cedido e perder o respeito por você.  Nesse caso, automaticamente, faltarão afirmação e argumentação à sua comunicação.

Seja assertivo!  Vera Martins

Continuando com a questão da invasão,  a pessoa teve uma postura agressiva que me fez sentir raiva.  De fato fiquei muito brava. Eu pareço ser passiva,  submissa,  por isso alguns abusam. Mas dependendo do que fazem,  eu realmente surpreendo  por extrema firmeza.  E até chatice, eu sei.

Senti frustração.  Como pode ninguém dar conta disso?  Ninguém se revelar?  Com que espécie de covarde estou lidando?  Gosto de pessoas corajosas, que encaram de frente, que dizem o que pensam. Fico frustrada com covardes que não passam o recado direito. Houve uma falha de comunicação muito grande,  pois tenho certeza que a pessoa não atingiu o objetivo.  Só teria atingido se quiser me chatear,  mas será que isso resume a mero bullying?

Como resolvi  largar mão,  sei que vou apenas me distanciar de quem eu desconfio que esteja por trás disso. Mesmo que um de má fé usou pessoas de boa fé, até que ponto preciso estar próxima a pessoas que são facilmente induzidas,  manipuladas e enganadas para agir nas sombras?  Não importa qual a desculpa usada, qual a desculpa para um ato mau?  Qual  desculpa para agir nas sombras?  Isso é coisa de gente errada. Os corretos podem sair à luz e podem andar à luz, pois não se envergonham de seus atos, pois podem dizer abertamente o que fizeram.

E isso não significa falta de perdão.  Mas não precisamos usar uma empatia exagerada que estimule o desrespeito repetidas vezes. Bastam algumas vezes para descobrirmos que não mudamos o outro, nem podemos controla-lo,  mas também não precisamos faltar com o respeito conosco mesmos. É uma questão de auto estima e respeito não se deixar abusar.

Esta é a grande prova do ser humano:  Poder fazer tudo como se sempre alguém estivesse olhando seus atos. De qualquer forma Deus é onisciente e sempre está olhando o que fazemos.  Por isso no juízo final, o livro será aberto e tudo que todos fizeram escondido será revelado. Melhor passar vergonha na terra e consertar aqui,  do que viver a eternidade nas trevas. Jesus ensinou que devemos entrar pela porta estreita. Muitos baterão naquele dia e a resposta será que Deus não saberá de onde são aquelas pessoas que vão argumentar que comeram e beberam diante de Deus e o viu ensinando nas suas ruas e Jesus simplesmente não as reconhecerão.  As pessoas levam muito na brincadeira , achando que a porta é larga e podem fazer o que querem,  desde que não sejam vistos pelos outros. Desde que possam fazer às escondidas.

Infelizmente quem invadiu meu espaço me convidou ao conflito.  Não penso de maneira alguma em brigar com alguém,  mas também não aprovo atos desse tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário