quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

A felicidade está na aparência?

"A acautelai-vos, porém, dos falsos profetas,  que vêm até vós disfarçados de ovelhas   mas interiormente são lobos devoradores" Mateus 7:15

A propósito do Sermão do Monte, um assunto muito importante quando se trata de felicidade é a aparência.  Será que tudo que parece é? E somos felizes com aparências?

O Sermão fala das pessoas que parecem ovelhas.  Enganam muitos que são orientados pelo exterior, pelo que parece ser. Jesus mostra que nem sempre o que parece uma ovelha, é uma ovelha. Na verdade, alguns desses são lobos devoradores.

Eu sei que é difícil enxergar além do superficial. É preciso muita profundidade para enxergar o que é invisível aos olhos. E como estamos sempre muito ocupados,  no piloto automático,  não temos tempo para o profundo e o escondido. Não conseguimos ver os lobos devoradores,  só vemos as ovelhas, que é o que está diante dos olhos.

Sansão teve uma dificuldade tremenda para enxergar que Dalila era uma loba devoradora.  Que ela queria as 1.100 moedas de prata de cada um  dos príncipes dos filisteus. Por que?  Porque,  apesar de molesta-lo e insistir até lhe tirar o segredo, ela era agradável como uma ovelha. A Bíblia adverte  que Satanás se disfarça de anjo de luz. Ele não é assustador,  com uma cara horrível.  Quem dará um segredo para uma pessoa assustadora?  Na maioria das vezes, o manipulador só recorre à agressão depois de tentar tirar gentilmente a informação.  Foi a resistência que o obriga ser mais agressivo.

Em Juízes 16:19 observa-se como a traição foi agradável.  Ela o fez dormir em seus joelhos. Ele estava sendo acariciado nas vésperas da traição.

O mesmo fez Judas Iscariotes com Jesus. Ele o beijou. Os incautos acham que a traição vem da pessoa mais desagradável possível,  da pessoa assustadora.  Mas não era o caso. Augusto Cury,  que analisou a vida de Jesus, faz uma observação interessante acerca da personalidade de Judas. Como psiquiatra e pos graduado em psicologia , Cury diz que Judas era um dos discípulos mais equilibrados e exemplares.  Pedro tinha mil defeitos, era temperamental,  chegou a arrancar a orelha de Malco.  João e Tiago eram chamados de filhos do trovão, também por serem temperamentais.  Quando não receberam Jesus em uma aldeia, João e Tiago sugerem que desça fogo do céu para consumirem aquelas pessoas.

Os incautos, muitas vezes por falta de conhecimento,  por exemplo, não sabem o que é Engenharia social, nem Técnicas de Entrevista, acham que  o traidor não virá na forma de ovelha. Pelo contrário,  para que você o defenda e revele tudo o que necessita, ele precisa ser agradável.  Vai te  acariciar e beijar. Vai vir em forma de ovelha e não de lobo.  Do lobo todos correm. Para ovelha todos oferecem, pois é um coitado de um animal.

Portanto, quem muito vê somente o que está diante dos olhos, pode estar deixando de ver o lobo devorador e depois perguntar porque está infeliz,  apesar da aparência de felicidade,  como de Sansão, que dormiu despreocupadamente nos joelhos da amada. E ficou cego, pois os filisteus lhe arrancaram os olhos. Creio ser esse um símbolo da falta de visão de Sansão ao revelar a Dalila o segredo. Sansão foi pela aparência e perdeu a força e os olhos. E foi preso pelos filisteus. Um momento de aparente felicidade o fez perder muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário