A autora do livro sobre o qual estamos refletindo ensina a não desistir de praticar a comunicação assertiva e resistir às manipulações emocionais. Ah, as manipulações emocionais! São mais fortes do que imaginamos, podem nos dominar completamente. Até pessoas que entendem o mecanismo da manipulação emocional cai nessa teia de aranha. Ela é grudenta e pegajosa e nos enreda completamente. Imagina quem nem imagina o que é manipulação e como ela se processa!!!
Minha experiência pessoal é que de fato repetir ajuda a mudar paradigmas. Apenas comecei como um teste. E não poucas vezes peguei-me agindo da maneira como havia afirmado. E foram vezes em que realmente eu necessitava. Fiquei encantada ao perceber que meu subconsciente absorveu aquela informação e agi daquela forma que eu havia programado.
Houve vezes em que não consegui agir como havia afirmado. Portanto, ajuda, mas nós seres humanos, somos muito mais emocionais do que imaginamos e de fato caímos na manipulação emocional. Independente do quanto até sabemos sobre técnicas manipulativas.
"Escolha três aspectos que você deseja mudar em si mesmo. Escreva novas afirmações que neutralizarão os comportamentos. As afirmações devem ser simples e positivas. Nesta proposta de mudança, você deve dar a si permissão para fazer as coisas, assumir compromissos e fazer afirmações a seu respeito. É importante que seu subconsciente acredite nessas afirmações." Seja assertivo! Vera Martins
Vera pede para repetir várias vezes as afirmações até serem incorporadas pelo subconsciente e tornar-se um hábito, isto é, um comportamento automático. Ela pede para usar as afirmações de preferência antes de dormir e afirma que gradativamente teremos novos pensamentos e sentimentos que nos direcionarao para novos comportamentos.
Então pode ser que as vezes em que não funcionou comigo foi apenas porque ainda não tinha se tornado um hábito para mim. Cada um tem um tempo para incorporar novos pensamentos e mudar.
Como disse, mudança é algo que Jesus pede. Ele explica que o homem tem que nascer de novo. E isso significa mudar paradigmas. Não fazer mais o que fazíamos antes. E como era hábito o que fazíamos antes, teremos que fazer certo esforço para adquirir os hábitos de Cristo e a mente de Cristo. E será que a Bíblia aprova repetição?
Quando Moisés passou toda a lei ao povo em Deuteronomio 6:6-10, ele pediu que as pessoas as decorassem e as repetissem constantemente, inclusive ao levantar-se e ao deitar-se, quando estamos mais aptos a absorver a informação: "Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração. Tu as inculcaras a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, andando pelo caminho, deitando-te e levantando-te. Também as ataras na tua mão por sinal, e te serão por faixa entre os teus olhos. E as escreveras nos umbrais da casa, e nas portas."
O povo de Israel estava com um paradigma egípcio e Deus gostaria de novos paradigmas, novas maneiras de pensar. Portanto incumbiu Moisés da missão de dar a Lei. E Moisés ensinou como o povo faria para adquirir esses paradigmas, bem como mantê-los depois.
Nenhum comentário:
Postar um comentário