quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Como curar males do ego?

"Quem procura curar os males do ego pelo próprio ego,  comete um erro fatal de lógica e matemática.  Não há cura de igual a igual - mas tão somente de inferior para superior,  de vertical para horizontal.  Camuflar com derivativos e escapismos a infelicidade não é solucionar o problema;  é apenas mascara-lo e transferir a infelicidade para outro tempo - quando a infelicidade torna a se manifestar com igual violência.

A cura e erradicação consiste unicamente na entrada numa nova dimensão de consciência e experiência.  Não consiste numa espécie de continuismo - mas sim num novo início,  numa iniciativa inédita,  numa verdadeira iniciação.  Não se trata de 'por remendo novo em roupa  velha', na linguagem do Nazareno; trata-se de realizar a 'nova criatura em Cristo' que é a transição da consciência do ego horizontal e ilusório para a consciência do Eu vertical e verdadeiro."

A essência da felicidade    Martin  Claret

A citação de ontem e de hoje foi retirada do livro "O caminho da felicidade" de Humberto Rohden.  Segundo Rohden não se cura males do ego pelo próprio ego. É o caso da competição desenfreada que temos atualmente. Pessoas querem massagear seus egos mostrando-se mais  (mais rico, mais poderoso,  mais bonito, mais inteligente,  mais eficiente,  mais influente,  enfim,  mais alguma coisa que agrada o ego). Infelizmente essa é a busca sem fim que não traz saciedade. Sempre a pessoa precisará ser mais.  Nunca a pessoa estará contente.

O escapismo tão comum na sociedade moderna leva muitas  pessoas a até terem melhores condições financeiras e acesso a mais produtos e serviços,  mas trouxe também mais pessoas deprimidas, ansiosas e em pânico.  Muitos também estão se suicidando. As pessoas tentam solucionar seus problemas tentando escapar em vícios, que também podem ser hábitos  excessivos,  como excesso de redes sociais,  excesso de jogos.  Nossa sociedade moderna tem escapado de que?  E como isso apenas mascara a infelicidade?  Como transferimos a infelicidade para outro tempo?  E o que faremos quando chegar esse tempo e a infelicidade vier com dobrada violência?

Como tentamos curar males do ego pelo próprio ego? E como mudar, sair da dimensão do ego para dimensão da consciência e experiência?  Como sair do continuismo e fazer tudo diferente?  Como fazer a verdadeira iniciação?

A felicidade está em novos inícios,  em experimentar algo totalmente inédito.  Em outras palavras, a felicidade está em sair da zona de conforto.  Aparentemente, nossa zona de conforto nos traz felicidade.  Não queremos sair dela. E então não encontramos o novo que nos traz felicidade verdadeira.

Jesus já ensinou que não se põe remendo novo em roupa velha. Ele explicou que é necessário ser nova criatura,  tudo se faz novo. Todas aqueles hábitos de agradar o ego devem ser deixados para trás.  A nova criatura deixa de vez o ego horizontal e ilusório  e foca no Eu vertical e verdadeiro.  Um Eu despojado de ego.

Curar  males do ego é abandonar o que agrada o ego. Quanto mais queremos afirmar nosso ego, tanto mais estamos doentes do ego. Quanto mais nos despojarmos do ego, mais curados estaremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário