quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Você tem paz de espírito?

"Defina o tipo de pessoa com paz de espírito.  Quais são suas características,  crenças e comportamentos?  Essa pessoa tem senso de humor?  Compete, mas nunca se compara com terceiros?  É honesta com os outros?  Reage com calma à adversidade?  Recusa-se a permitir que a mesquinharia alheia a irrite?  Projete em sua mente, ou de preferência em uma folha de papel, uma descrição detalhada e muita boa da imagem dessa pessoa.  Relacione os fatores que fazem dessa pessoa alguém com paz de espírito."

Maltz coloca a paz de espírito para ser um bom vendedor.  Aos poucos, vamos descobrindo que qualquer meta é melhor conquistada por quem tem paz de espírito,  pelas pessoas serenas.

Quando descobrimos como o todo interfere nas partes,  passamos a cuidar mais de todas as áreas de nossas vidas.

Para mim, uma pessoa com paz de espírito transmite segurança ao mesmo tempo que é tranquila,  inabalável,  não importam as circunstâncias,  o interior continua íntegro.  Pessoas sem paz de espírito se abalam fácil,  pessoas com paz de espírito mantém a firmeza mesmo passando pelas mesmas circunstâncias daquele que se abalou. Portanto a diferença não está no problema,  está na paz da pessoa. Tem gente que se abala com um pequeno problema,  tem gente que não se abala, mesmo passando por uma situação difícil de fato. Reage com calma às adversidades.

Penso que a pessoa com paz de espírito acredita que os problemas são lições,  que acreditam que depois das tempestades vem calmaria, acreditam que podem lidar com tudo,  buscam oportunidades em cada problema.  É o contrário daquele que vê mil problemas para cada solução.  Quem tem paz de espírito vê mil soluções para cada problema.  E calmamente implanta a solução para o problema.

Quem tem paz de espírito tem comportamento tranquilo. Sabe que só pode agir dentro de sua zona de influência.  Não tenta controlar e mandar nos outros. Mesmo porque é impossível.  Cada um faz suas escolhas. Quem tem paz de espírito sabe que não pode escolher pelo outro. O outro decide por si. Tem consequências, que cada escolha traz. Quem tem paz de espírito não sofre com as escolhas alheias, pois sabe que não há o que fazer.  A mesquinharia alheia não é capaz de atingir quem tem paz de espírito.

Quem tem paz de espírito tem senso de humor. Não adianta perder o humor por qualquer situação que seja. Não se compara com terceiros, pois isso tira a paz.  Quem tem paz de espírito é honesto consigo e com os outros, pois sua paz não depende da opinião de terceiros.

Essa é minha definição de alguém com paz de espírito.  Se eu tenho paz de espírito?  Atualmente acredito que sim. Estou progredindo muito. Claro que sempre teremos algo mais a progredir,  podemos sempre melhorar aquele 1% a mais. E como humanos que somos, sempre haverá um momento em que teremos perdido nossa paz. Com compaixão e paciência conosco mesmos, temos que aceitar e voltar ao equilíbrio.  E sempre prestar atenção para manter a paz de espírito.  E sempre prestar atenção quando um pensamento não conduz à paz de espírito.

O diálogo conosco mesmos pode levar ou não à paz de espírito.  Quando dialogamos com a finalidade de paz, podemos ter resultados muito bons. Quando não prestamos atenção e deixamos o diálogo interno desfavorecer a paz de espírito,  vamos perdendo o que construímos.  Por isso,  alimentar a paz de espírito pode ser uma bela meta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário