quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Você força sua vontade?

"Não demonstra medo.  O mestre nunca é impulsivo e não lança mão de táticas de vendas agressivas.  Esses são sinais de fraqueza,  desespero e medo exibidos por profissionais de vendas vulneráveis a rejeições e sentimentos de inadequacao que o obrigam a fechar a venda a qualquer custo. O mestre em fechamento de negócios é confiante e tranquilo,  e deixa a conversa fluir em seu curso e seu ritmo.  Ele quer que o cliente potencial compre,  mas não forçado ou pressionado.  Aceita questionamentos e objeções com tranquilidade.  Acredita que perguntas e respostas aceleram a venda e não a prejudique."

Tanto em vendas como na vida, não podemos ser impulsivos. A impulsividade é contrária ao domínio próprio.  E creio que as maiores tragédias e problemas do mundo ocorrem pois o homem não controla seus impulsos.  Domínio próprio deveria ser aprendido como um hábito a se formar e se guardar como uma preciosidade.

Táticas agressivas são absurdas tanto em vendas como na vida. Para que forçar nossa vontade sobre os outros?  Cada um deveria ser livre para decidir por si. Claro que é necessário esclarecimento para que a pessoa veja diferentes pontos de vista. Mas a decisão é sempre de quem ouve. Eu gosto da Polishop por não testar em animais. É um esclarecimento importante a se fazer. Meus produtos tem menos elementos químicos, principalmente os nocivos à saúde.  Por serem partículas minúsculas,  muitas pessoas não vêem a importância dos componentes da fórmula.  Compram o mais barato, mas no longo prazo o barato pode sair muito caro. Isso é apenas um esclarecimento.  Não posso impor aos outros que consumam produtos ambientalmente saudáveis.

E se tento impor meus valores aos outros, é porque no fundo não os acho tão bons. Se eu de fato os prezo, acredito neles, então não tenho que impor, apenas que informar.

Por isso,  temos que ter tranquilidade. Deixar o cliente mostrar suas dores e necessidades.  Se nosso produto preenche as necessidades,  bom. Se não,  também está bom, sempre haverá quem preze pelos mesmos valores. O mundo é plural. Assim também é na vida. Com tranquilidade encontramos aqueles que tem os mesmos valores que nós.  Não há porque forçar nada.  Eu simplesmente mostro, demonstro... Se tiver oferta disponibilzo.  Gosto de fazer um agrado todo mês.  Assim, eu faço uma oferta tirando do meu lucro, se atende a necessidade de alguém,  bom.  Se não,  sempre haverá alguém precisando justamente daquele produto.

Os clientes tem  todo o direito de buscar esclarecimentos e de perguntar para entender os benefícios do que estão levando. As perguntas são sempre bem vindas e ninguém deve ser obrigado a nada. As respostas devem ser sempre honestas.  Pois se uma resposta não agradou a um, haverá outro que gostará.  Nanotecnologia é algo sensacional,  se tivermos um produto com essa tecnologia,  por que não responder às perguntas dos clientes? Se eles não virem a preciosidade da tecnologia,  por que lhes impor?  Todos têm um tempo certo para apreciar algo ou não.  Ou talvez nunca virão a apreciar,  mas tem sempre alguém que apreciará.

Assim é na vida. Podemos responder a perguntas honestamente?  Podemos não usar máscaras?  Creio que na vida a pior das situações é o mal entendido.  É tirar conclusões sem indagar o suficiente.  Perguntas são poderosas,  deveriam ser feitas com muito mais frequência.  Nem tudo que lemos ou  ouvimos corresponde aos fatos. Temos muitos enganos de interpretação.  Isso se confirma em testes de interpretação de texto. Quantos erram quando testados? Poucos podem se considerar experts em interpretação de textos.  Se erram nos testes,  erram no dia a dia e temos que nos conscientizar disso ao invés de nos julgarmos sempre certos.  Perguntas não prejudicam, esclarecem.

Portanto,  outra lição que podemos aprender  com as vendas é não forçar ninguém a nada. É estar tranquilo diante de questionamentos.  É ser honesto para que a decisão seja consciente e o mais esclarecida possível.  As consequências das escolhas é de cada um. Por isso que não precisamos forçar.  Mesmo querendo o melhor nas vendas e na vida. Cada escolha,  uma consequência.  Por isso temos tudo o que merecemos.  Tudo que somos e temos é merecimento.  Por mais que isso doa,  é uma verdade.  Não adianta forçar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário