"É preciso compreender os fenômenos que estão na base do funcionamento da mente para enxergarmos por que nos tornamos gigantes na ciência e na tecnologia, mas pequenos no desenvolvimento das funções mais altruístas da inteligência, tais como a tolerância, a solidariedade, a capacidade de pensar antes de reagir, de expor e não de impor as ideias."
Por que prezamos mais a ciência do que o altruísmo? Boa pergunta. Talvez essa seja a razão de tanta ansiedade, depressão, problemas gerais entre as pessoas. Perdemos nosso equilíbrio. E ao perder o equilíbrio ficamos doentes. E isso é um problema que afeta a sociedade e continuará a afetar se as pessoas não se atentarem à importância de desenvolver a função altruísta da inteligência.
Temos sido menos tolerantes. Queremos que todos sigam nossa cartilha. Não. Cada um escolhe por si. Obviamente é 100% responsável por essa escolha. Tudo tem causa e consequência, mas quando descubro que só posso influir dentro da minha própria ação, nada posso fazer em relação à ação ou inação do outro, sou mais tolerante e compassivo com o outro. Pode ser que ele esteja fazendo uma escolha errada sob minha perspectiva, mas quem disse que minha perspectiva é a certa para o outro? Por que quero que o outro veja da mesma forma que eu?
Temos menos solidariedade. É um mundo de cada um por si. Claro que a pessoa escolheu seu destino, e é 100% responsável pela situação que se encontra. Mas por que não ser solidário? Nem que seja para ensinar a pescar? Se a pessoa se recusa a pescar, se recusa o ensinamento de como pegar seu peixe, aí é com ela, nada se pode fazer. Mas devemos ser solidários tanto quanto nossas condições nos permitem. Por exemplo, qual o problema de se dar o anzol, a isca e a partir daí a pessoa se manter? As vezes tudo que alguém precisa é de um anzol e de uma isca, o resto ela mesma fará.
Temos pensado antes de reagir. Por que tantos endividados? Por que gastam mais do que recebem. Por que tantos dependentes no vício? Porque trocaram um prazer imediato, um alívio momentâneo por uma solução que fosse à raiz do problema. Por que tanta briga, dissolução? Porque estamos querendo ter a razão o tempo todo.
Temos imposto nossas idéias ao invés de expo-las. Existe uma diferença. É importante que as idéias sejam expostas. Ninguém cresceria se não tivesse novas idéias. Eu amo ver as idéias das pessoas. Amo ouvir quem é contra o que penso, pois assim cresço. A maioria das pessoas tem audição seletiva, só ouve o que está de acordo com sua crença pré estabelecida. Dessa forma, não desenvolve a inteligência. Muita pena. Pena que muitos têm até deixado de expor ideias com medo de perder as amizades, todos devem seguir um padrão imposto. E muitos continuam na mesma por causa disso. Ou são manipulados por causa disso.
Pobres daqueles que seguem as imposições, não têm liberdade de pensar, nem de desenvolver a inteligência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário