quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Quando sentir culpa, escolha a integridade

Outra dupla de resistência de Maltz é ampliada para culpa e zero para a integridade.

Sentir culpa nunca é bom. A culpa levanta diversas barreiras ao nosso bem estar e ao nosso crescimento.  Ao invés da culpa, podemos escolher a integridade.  Sempre podemos escolher a integridade.

As vezes é mais difícil,  mas vamos tentando sempre agir da melhor forma possível.  E se é a amante do chefe que tenta induzir você a fazer algo que sentirá culpa posteriormente?  Garantir o emprego ou ser íntegro?

E as contas para pagar? E as responsabilidades?  E todos que dependem de você?

Talvez o mundo não seja assim tão branco ou preto. Talvez seja possível garantir o emprego contrariando a amante do chefe para ser íntegro.  Mas e o medo do incerto? Como garantir que não haverá prejuízo se a amante do chefe for contrariada?

A integridade é difícil mesmo. Exige decisões difíceis.  Não estou dizendo que alguém tenha que arriscar o próprio emprego para não sentir culpa e ser íntegro.  Mas é fundamental que todos pensem em um colchão de segurança,  que tenham um valor guardado,  que tenham habilidades para uma recolocação no mercado.

Já aconteceu comigo há tempos. Hoje não estou nessa situação.  Escolhi os meus valores e a integridade.  Arrisquei-me por sempre ter sido econômica e porque não tinha dívidas.  Talvez porque mesmo que tivesse dívidas,  a integridade falaria mais alto. Mas que é uma decisão difícil isso é.  Fui precavida preparando-me com capital intelectual e financeiro para preservar o capital moral.

Sim. Por vezes necessidade faz as pessoas deixarem de lado a integridade.  No entanto,  viver com culpa é um trauma grande. Garante-se um capital financeiro e retira-se do capital moral.

Que nossas escolhas nos levem à liberdade financeira para que possamos ser sempre íntegros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário