segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Quando sentir desânimo, escolha metas novas e desafiadoras

Maltz segue com o quadro, mostrando resistência ampliada para desânimo e resistência zero para metas novas novas e desafiadoras.

Muitas pessoas estão na zona de conforto. E estão desanimadas para saírem de lá.  Têm plena consciência de que não têm animo, sentem preguiça, sentem falta de forças e energia. Não conseguem gerar uma energia interna. Por outro lado,  também têm plena consciência de que não estão vivendo a vida que poderiam estar vivendo. E por vezes até reclamavam da vida e invejam os que conseguem resultados.

Um ótimo meio de sair do desânimo,  que aumenta a resistência para uma vida melhor, com mais qualidade de vida, é definir metas.

 As pessoas que tem metas na vida acordam com uma vontade de viver, vontade de fazer. As pessoas desanimadas acordam reclamando de mais um dia. E se arrastam durante esse dia. As pessoas que têm metas sabem que um novo dia significa mais uma oportunidade de chegar mais próximo do objetivo delas. Elas estão cheias de energia.

Quem tem meta tem sempre algo a realizar. Se a meta é desafiadora,  a pessoa sabe que terá que superar seus limites, que terá que fazer aquele um pouquinho mais para fazer acontecer.  Mary Kay Ash falava de vários tipos de pessoas.  Umas esperam acontecer. Outras olham as coisas acontecendo.  Outras apenas perguntam o que aconteceu. Outras FAZEM as coisas acontecerem.

Pergunto-me por que algumas apenas esperam e olham. Por que algumas nem sabem o que está acontecendo.  Muito provavelmente esses três tipos de pessoas são desanimadas.  Elas não tem o ânimo de levantar-se e fazer. São meras espectadoras,  esperando que o destino reserve algo de bom. Com certeza elas não têm metas. Talvez a que está observando até tem meta, mas não implementa.

Pergunto-me qual o diferencial da pessoa que faz acontecer. Com certeza tem meta. Com certeza é uma meta desafiadora.  São pessoas que gostam do desafio. E quando uma meta acontece,  elas não se desanimam e se acomodam. Elas têm metas novas. E novas, e novas. Não são gananciosas.  Elas não são desanimadas. Elas têm um motivo para agir.  Não são desmotivadas. O que as movem é estar com algo desafiador,  algo que as levarão para o próximo nível.

Por que desanimar se temos tanto a fazer? Tanto a aprender, tanto a ensinar, tanto a acrescentar para nós e para os outros? Por que deixar a vida ser sem ânimo?  Por que não dar uma injeção de ânimo?  Essa injeção é uma meta nova e desafiadora.  Por que escolher o desânimo! Tem sempre algo que podemos fazer como meta.  Não importa em que área da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário