"Agora, quando sair em processo de extroversão, você pode dar apenas uma olhadinha em seu livro ou, então, ver um saldo altíssimo. Esse grande saldo é um lembrete constante de que você tem capacidade de trabalhar pelo que deseja e de que pode contar consigo mesmo. Você tem poder de recuperação. Pode pedir ajuda se precisar e pode se recuperar depois de enfrentar um obstáculo ou uma decepção." A vantagem do tímido. Marti Olsen Laney
Moisés foi capaz de ter um saldo alto em seu livro de auto confiança. No entanto, teve que sair de sua zona de conforto. Ele não queria no início sair dessa zona. Só saiu porque Deus o fez sair. Assim é com cada um de nós pobres mortais. Nós não queremos sair de nossas zonas de conforto. Deus certamente quer que superemos limites. Nós é que somos teimosos em ficar no conforto. Mas no conforto nosso livro de auto estima não fica com um saldo alto.
Temos que sempre fazer algo novo, superar algum limite, procurar algo difícil, que nos traga um pouco de desconforto. Foi o que fiz com Mary Kay e Polishop. Certamente não tenho as qualidades necessárias, mas é esse o desafio. É só assim que podemos ir depositando moedas em nosso livro de auto confiança. As vezes nos vemos colocando notas. Para mim foi como um curso e tenho aprendido até hoje.
Moisés ficou tão auto confiante que se empolgou demais. Aquela pessoa que estava com receio de falar com o povo estava atuando como juiz. Falando com todo o povo! Que superação! Mas Moisés não deixou de ser introvertido. Acabou de esquecendo da esposa e filhos de tanto que se concentrou no trabalho. Moisés não sofreu de solidão. Einstein também se trancava no quarto e esquecia da vida lá dentro. Antes de vir com a lei da relatividade sumiu por alguns dias, estava só no meio do mato. Introvertidos tem alto poder de concentração e por isso devem tomar cuidado para não trabalhar demais. Moisés foi o grande legislador de Israel. Einstein foi um grande gênio. Ambos introvertidos. Portanto, os introvertidos não são para serem eliminados. Eles apenas complementam. Não há razão para um luta contra o introvertido, mas só entender a complementaridade.
A colega também se concentrava tanto que se esquecia da vida! Ela juntou o que fez. Não disse apenas que trabalhou bastante. Tirou foto da quantidade de material e deu o número de onde era possível encontrar o restante do trabalho. Seria possível a cada terceiro imparcial que fosse olhar o que foi produzido e decidir quem estava priorizando o trabalho. Não é questão de opinião. É questão de ver realmente o que a colega fez! E a colega não fez tanto trabalho para irritar Sra Drama. Nós introvertidos temos tendência ao foco.
Como legislador, Moisés trouxe os 10 mandamentos de Deus para o povo. E Deus ordena descanso! Pensemos bem. Apenas 10 mandamentos para Deus resumir o que é importante para o homem, sua criação. E Deus ordena descanso. Isso quer dizer que Jetro estava certo. Moisés estava se excedendo. A colega estava igualmente se excedendo. Por isso, é importante o homem observar as leis de Deus. O criador sabe o que temos a fazer para viver a melhor vida possível. E ele quer a melhor vida possível para nós. Nós é que muitas vezes somos teimosos e excedemos limites da maneira errada.
Também não estou falando de ócio. A proporção ensinada por Deus foi 6 para 1. Deus trabalhou 6 dias e descansou no sétimo. Não estou em absoluto falando em guardar Sábados. É o princípio, não a letra da lei. Precisamos de tempo de descanso de qualidade. Precisamos equilíbrio. Por exemplo, essa proporção é bem interessante em horas. A cada uma hora de trabalho (60 minutos) poderia ser muito mais eficiente descansar 10 minutos, ter qualidade nesses 10 minutos. E então nossa produtividade cresce. Uma pessoa descansada consegue produzir mais e melhor que uma pessoa cansada e estressada.
Então, que possamos pensar em lazer de qualidade. Aquele que fará com que nossa saúde e energia fiquem melhores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário