quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Suas características tem valor?

"Veja algumas das vantagens que têm a seu favor: capacidade de se concentrar por longos períodos de tempo,  de ser persistentes,  de levar diversos fatores em consideração,  de dominar novas informações,  de batalhar para fazer um bom trabalho,  de contemplar e de criar de forma imaginativa.  Estas são apenas umas das qualidades de uma lista impressionante,  eu poderia acrescentar.  Geralmente quando digo aos pacientes alguma das características que vejo neles,  eles ficam surpresos.  'Nunca imaginei que estas minhas características tivessem valor', costumam dizer." A vantagem do tímido.  Marti Olsen Laney

A autora é psicoterapeuta e ajuda os clientes introvertidos a encontrar seu Valor. Todas as pessoas têm valor, independente de serem introvertidas ou extrovertidas.  Precisamos, em nome da auto confiança,  encontrar nosso valor. Ele vai ser diferente dos outros. Não há problema. Se Deus ao criar pessoas quisesse que todos fossem iguais não faria essa variedade grande de pessoas.  Faria tudo igual. O mesmo Deus fez com animais e plantas. Há uma variedade exatamente porque o criador tem uma capacidade muito maior do que a nossa. Não precisamos entender, basta apreciarmos a beleza da variedade. Por que o ser humano está descontente e quer tudo igual?  Por que exigir que as pessoas sejam iguais?  Por que assediar os diferentes?  Uma inteligência maior criou a diversidade. E quem assedia o diferente está questionando o próprio criador. Está se achando maior e melhor do que o próprio criador.

Moisés também não conseguiu ver seu valor. Focou apenas no que se considerava ruim: sua comunicação. Outro valor de Moisés era ter vivido como escravo,  vivido no palácio e vivido no deserto. Ele tinha uma visão bem mais ampla do que os outros. Deus o escolheu por ver valor no fato de ter sido escravo.  Ele poderia entender o mundo dos escravos, e até a visão limitada deles, ao reclamar querendo voltar à situação de escravidão.  Ele poderia negociar com faraó pois sabia da estrutura interna do palácio.  E finalmente,  ele poderia guiar o povo no deserto por ter vivido no deserto. O povo logo murmurou por falta de água e comida. Chegou a achar que a vida como escravos era melhor. Moisés conseguiu lidar com isso com a ajuda de Deus.

Assim somos nós.  Logo nos comparamos,  vendo o que falta em nós,  ao invés de ver nosso valor. Está mais do que na hora de focarmos no nosso valor, sem comparações.  Talvez nos falte muito, mas ao mesmo tempo, também temos muito.  Um peixe não sabe voar, mas nenhum pássaro vai nadar como ele. Talvez não nascemos para passar num concurso,  mas temos valor com outra característica que também nos levará a ter sucesso e passar para nosso próximo nível.  Não precisa ser igual para todos. Mas com nosso valor, podemos acreditar que alcançaremos o que queremos na vida.

Então a resposta para o título da reflexão de hoje é que nossas características tem valor,  muito valor. Só precisamos usá-las para nos impulsionar.  Geralmente as pessoas fazem o contrário,  ao invés de usar o valor, pensa no que falta,  pensa no que considera ruim. Deus na verdade não precisava de um excelente comunicador,  Deus precisava de alguém que conduzisse o povo no deserto.  Podemos sempre procurar o valor e usá-lo para o bem da sociedade. Sempre podemos ajudar,  e não precisa ser da mesma maneira que o outro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário