quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Como impulsionar a auto confiança?

"Imagine que você tem uma conta bancária para a auto confiança.  Credite sua conta sempre que fizer uma ação que o leve adiante, no caminho em direção ao seu objetivo ou à sua prioridade.  Imagine-se depositando algumas 'moedas de autoconfiança' em sua conta. Melhor ainda, mantenha um livro de autoconfiança e registre seus 'depósitos'. Quando você tiver medo, mas, mesmo assim, se sentir capaz de dar um telefonema difícil,  faça mais um depósito.  Acrescente outra moeda em sua conta sempre que confiar e valorizar seus sentimentos." A vantagem do tímido.  Marti Olsen Laney

A autora provavelmente não fez a relação entre Moisés e sua introversão e a estratégia de Deus para Moisés,  mas posso afirmar que a estratégia dela para os tímidos vai na mesma linha.  A cada vez que Moisés tinha que ir à presença de Faraó para anunciar mais uma praga, era como se estivesse depositando 'moedas de autoconfiança'. Como vemos na Bíblia,  quando chegou ao mar vermelho,  Moisés já tinha várias moedas e já tinha aumentado sua autoconfiança.  Funciona mesmo.

Eu, como introvertida,  ministrava aulas sem problema algum. Não deixei de ser introvertida,  apenas tinha depositado 'várias moedas' e chegou uma hora em que enfrentar uma sala de aula era normal. Não causava mais tensão.  Os primeiros 'depósitos' certamente foram mais difíceis,  mas com o tempo se tornou fácil.  Por isso que apresentar um trabalho na pós graduação foi simples.  Não era a primeira vez que 'dava aula', encarei como apenas mais uma aula. Por isso,  palestras não são impossíveis a um introvertido. Depois de 'várias moedas' fica tudo mais fácil.  Ficamos 'ricos' em autoconfiança. Pode ser que muitos palestrantes maravilhosos que vemos se destacando são introvertidos muito bem treinados.  Eles não deixarão de ter suas dificuldades como introvertidos,  mas saberão fazer o que é preciso fazer.

Mesmo treinando habilidades,  ainda assim cada um tem seu papel. No caso de Moisés, após as dificuldades com a murmuração do povo, Moisés teve que enfrentar Amaleque que veio atacá-los.  Moisés enviou Josué para a batalha e ele subiu ao cume com Arão e outro ancião. Josué estava na peleja e o inimigo prevalecia quando Moisés abaixava o braço.  Assim, Moisés teve que ficar muito tempo com o braço erguido. Chegou uma hora que estava muito cansado e teve que ser ajudado pelos dois que o acompanharam.

Com a colaboração de todos, mais umas 'moedas' foram depositadas, eles venceram Amaleque.  Moisés se tornou autoconfiante e isso é muito importante num líder. Um líder sem auto confiança projetará isso nos liderados,  maltratando-os. Moisés não foi autoritário com o povo, mesmo com as murmurações.  Moisés sabia o seu papel,  não ficou disputando com o jovem Josué.  Não achou que um jovem no pedaço que se destacou ameaçava sua liderança. Moisés não queria a liderança e as vitórias e milagres de Deus não 'subiram para cabeça'.

O mesmo não se pode dizer sobre a liderança de Sra Drama de nosso estudo de caso.  Faltava-lhe autoconfiança.  Não era chefe de verdade e no seu período de treinamento demonstrou uma fraqueza muito grande. O autoritarismo,  a vontade de punir quem se destacou não é atitude de pessoa com autoconfiança.   Sentir-se ameaçada por alguém que destaque não é demonstrar autoconfiança.  As Desculpas que deu para a maldade e para mostrar quem manda, que se baseavam em disse que disse não demonstram auto confiança.  Alegou  que comentários a abalaram.  Comentários de disse que disse.

A autoconfiança é necessária para todos. Os introvertidos precisam para falar e se defender.  Os novos líderes precisam para não serem autoritários pensando que massacre traz respeito ou massageia o ego. Quem tem autoconfiança não tem problema de ego. Problema de ego traz sofrimento para a pessoa.

Portanto, 'depositar moedas de auto confiança' com integridade impulsiona a autoconfiança.  Massacrar ou diminuir o outro não aumenta autoconfiança.  É apenas aparência e é uma péssima estratégia.  Pessoas sem autoconfiança e sem integridade que fazem isso.  Quando vêem seu ego ameaçado, diminui o outro pensando que com isso sua estatura aumenta. É lamentável que alguns ainda recorram a essa péssima estratégia, que se baseia apenas em aparência e que não mexe na essência.

O 'depósito de moedas' de forma íntegra traz a autoconfiança interna, é uma construção,  não um remendo mal feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário