segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Você consegue perceber seus momentos de tensão?

"Falar geralmente aumenta a tensão que os introvertidos sentem ao estar em uma atividade de grupo. Isso torna ainda mais difícil serem articulados.  Os introvertidos não costumam se expressar com facilidade,  a menos que se sintam relaxados e à vontade.  Se houve conflito no grupo ou se a estimulação aumentar por algum outro motivo,  eles podem ficar ainda mais "travados": ficam procurando palavras que não conseguem encontrar. Depois de isso acontecer algumas vezes,  eles já prevêem aquela terrível sensação de ansiedade e relutam em falar"
A vantagem do tímido.  Marti Olsen Laney

Momento de tensão... Quem já não passou por isso?  Por mais que a pessoa seja extrovertida,  houve algum momento em que se sentiu travado. Multiplique isso pela vida inteira. Desde que a pessoa se conhece por gente ela não se sente a vontade em situação de grupo. Tentou e as experiências não foram boas.

Sabe aqueles 20% responsáveis por 80%  problemas e mal estar? Para os introvertidos são as situações de grupo. É aquele pouco que mais causa problemas para ele do que paz. E os 20% responsáveis por 80% dos resultados positivos e bem estar são situações tranquilas consigo mesmos. O oposto do extrovertido.

Isso não significa que o introvertido é um imprestável,  que deve ser assediado, exterminado,  que se justificam maldades contra o introvertido. Que se pode mentir para prejudicar o introvertido.

Deus não condena o introvertido e até chamou um para um cargo proeminente,  de liderança.  Claro que esse introvertido não quis. Não queria liderança alguma, não queria se expor, estava relutante em falar. Sabia que seria só tensão ao invés de paz.

Quem não conhece Moisés?  Figura famosa. Quase todos ouviram falar, pelo menos. Quem conhece Arão?  Alguns. Apenas os leitores um pouco mais assíduos da Bíblia ou quem assistiu um filme ou uma novela a respeito.

"Então disse Moisés ao Senhor: Ah! Senhor! Eu nunca fui eloquente,  nem antes nem depois que falaste ao seu servo.  Sou pesado de boca e pesado de língua.  Disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem?  Ou quem fez o mudo,  ou o surdo,  ou o que vê,  ou o cego?  Não sou eu, o Senhor?" Êxodo 4:10-11

Deus chamou Moisés para falar com o faraó e com o povo para libertá-lo da escravidão.  Para Moisés foi tenso. Ele se lembrou de todas as suas más experiência quando teve que falar. Um introvertido que sentia o peso de ter que falar. Deus ensinou que ele fez o introvertido assim como fez o mudo. E olhando pelo lado positivo,  Moisés não estava numa situação tão má assim. Pelo menos ele ouvia, falava e via. Não falava eloquentemente mas falava. Deus criou assim. Deus fez assim. Portanto,  não é pecado e ninguém tem direito de assediar por isso.

"Ele, porém,  disse: Ah! Senhor!  Envia aquele que hás de enviar.  Então se acendeu a ira do Senhor contra Moisés,  e disse: Não é Arão,  o levita,  teu irmão?  Eu sei que ele fala muito bem. Ele também te sai ao encontro e, vendo-te,  se alegrará em seu coração.  Tu lhe falarás e porás as palavras na sua boca;  eu serei com tua boca,  e com a dele,  ensinando o que haveis de fazer.  Ele falará por ti ao povo,  e te será por boca,  e tu lhe serás por Deus." Êxodo 4:13-16

Quem disse que o introvertido quer liderança e está disputando com alguém?  Ele é o que falará para colocar outro para isso.  Os inseguros, ao ver alguém se destacando, podem se sentir ameaçados,  mas um introvertido não é ameaça,  mesmo que se destaque,  não quer liderança,  pode ficar com o extrovertido.  É um favor ao introvertido deixá-lo tranquilo consigo mesmo.

Mas Deus ficou bravo. Deus não falou que era frescura de Moisés,  não falou que era escolha dele. Deus aceitou que Moisés não falava bem, mas que a liderança continuaria com ele. Deus só arrumou uma estratégia.  Era plano de Deus que um introvertido ficasse conhecido como o libertador do povo de Israel da escravidão no Egito.

Deus sabia que o irmão de Moisés falava bem, era extrovertido.  Então por que não deixou o imprestável introvertido de lado e colocou o extrovertido como líder?   Porque o introvertido não é imprestável e nem merecer de assédio. Ele não peca e nem faz mal algum por ser introvertido. 

Culturalmente e socialmente falando, é vantagem ser extrovertido.  Mas espiritualmente falando, Deus não faz acepção se é extrovertido ou introvertido.  Deus está vendo caráter e viu algo nesse introvertido do Moisés.

Deus também não descartou o extrovertido,  ensinou a trabalhar em parceria.  Essa é a estratégia de Deus. Não é estratégia de Deus assediar o introvertido,  mas propor um complemento.

Pena que culturalmente existe esse preconceito velado.  Ninguém assume, mas no fundo têm esse tipo de preconceito contra os introvertidos. Deus quebrou esse paradigma e nós só poderemos quebrá-lo depois que assumirmos nosso preconceito.  Uma vez que possamos admitir que tratamos mal o introvertido porque ele trava em alguns momentos,  porque ele é pesado de boca e pesado de língua, podemos encontrar várias estratégias para tirar o melhor dele. E Deus criou o introvertido com muitas qualidades.  Embora só se vejam os defeitos.  É uma questão de visão.  Deus enxergou o potencial de Moisés.


Nenhum comentário:

Postar um comentário