terça-feira, 21 de agosto de 2018

Como aumentar a auto confiança?

"A auto confiança reside em um compromisso íntimo.  É um acordo que se faz consigo mesmo para aprender ou fazer o que é preciso para atingir seus objetivos.  É a capacidade de ser determinado,  curioso, tolerante com os erros e gentil consigo mesmo à medida que aprende novas habilidades.  Ninguém pode tirar de  você essa persistência ou quaqualquer outra dessas qualidades.  Especialmente os introvertidos precisam pensar sobre suas capacidades interiores,  já que não podem ter tantas realizações externas como os extrovertidos em que possam se apoiar." A vantagem do tímido.  Marti Olsen Laney

Se os introvertidos apoiassem sua auto confiança nos óculos dos extrovertidos,  teriam uma baixa auto confiança,  já que a maioria dos extrovertidos têm preconceitos,  achando que o introvertido tem que funcionar exatamente como eles que são a maioria e tendem a enxergar os introvertidos como errados. Errados não são,  são diferentes,  mas como superar tantos preconceitos?  Como não deixar que estes preconceitos minem a auto confiança?

Apoiando-se em qualidades internas.  Errado é mentir, inventar maneiras de prejudicar a vítima de preconceito.  Ser quieto não é errado. Não se comete nenhum mal por ser quieto. Mas o bullying e outros tipos de assédio só porque a pessoa não tem boca para se defender é maldade. Aumenta a auto estima saber que qualidades de caráter são muito superiores a qualquer maldade,  mesmo que muitas vezes você não tenha conseguido se defender. Mesmo que tenham feito parecer que você estava errado.  O que importa é a verdade. As mentiras são sempre descobertas depois de um exame mais minucioso. E nós introvertidos temos essa qualidade de observar detalhes.

Nós podemos aprender e fazer tudo o que é necessário.  Nós podemos ser muito determinados. A fábula da tartaruga e da lebre é outro exemplo de determinação comparada à habilidade. Sem dúvida a lebre tem muito mais habilidade de vencer a corrida que a tartaruga. Mas esta venceu por causa de disciplina e determinação.

Assim ocorreu comigo ao passar no concurso público.  Era um concurso mais concorrido do que já tinha passado como professora,  numa área completamente diferente.  Eu não tinha a graduação esperada. Era como atravessar o mar vermelho com muita  gente mais habilidosa na minha cola. Assim como os israelitas estavam atravessando com o exército de faraó na cola deles. Fui determinada.  Para falar a verdade, não tinha tudo isso de auto confiança.  Tinha as expectativas calibradas.  Era difícil,  concorrentes com a graduação esperada, talvez muito mais hábeis do que eu. Onde faltou habilidade sobrou atitude e determinação.  Só queria fazer o meu melhor e progredir em direção ao ponto B (passar no concurso). Se não passasse,  enxergaria o progresso, saberia que tinha progredido em direção ao ponto almejado.

Apesar de todos acharem que não passaria, passei. Surpreendente.  A maioria das pessoas que passaram tinha a graduação esperada.  Muitos com a graduação esperada ficaram classificados depois de mim. Não achei que era ruim para o cargo, isso aumentou minha auto confiança.  Meu pensamento foi positivo. Se eu passei na frente de tantos com a graduação esperada é porque minhas qualidades eram surpreendentes mesmo. Não há do que se envergonhar,  atravessei o mar vermelho.  Pelo contrário,  havia muito do que se orgulhar.

Mas não é bem assim que funciona. Pessoas preconceituosas não verão o mérito de ter passado na frente de vários com a graduação esperada. Eles verão que você não tem a graduação esperada e dependendo do quanto a pessoa é rígida nos seus preconceitos,  vai achar que tem direito de assediar você por não ter a graduação esperada. A culpa definitivamente não é sua.  Você passou com mérito, e coloca mérito nisso!!! Talvez a culpa seja de quem tem a expectativa errada. Se o edital não pediu graduação específica, é porque esse preconceito é errado, não é você o errado. Talvez o preconceito é tão arraigado que a pessoa não tenha consciência disso.  Ela te prejudica usando outros motivos e esses motivos sempre serão furados depois de um exame mais minucioso.  Não terá pé nem cabeça o alegado. Vai ter muita contradição.  E é assim que se identifica preconceito  de assediador. As Desculpas não colam depois de um exame bem feito.

Então podemos aumentar nossa auto confiança não acreditando nas pessoas preconceituosas.  O mesmo ocorreu com a colega.  Que também passou no concurso com muito mérito mas não tem a graduação esperada por aqueles que estão com a expectativa dissonante do edital. Mas talvez nem percebam o quanto eles e o edital estão distantes.  O quanto expectativas podem ser enganosas.  Mas não percebem e dão outras Desculpas querendo esconder o preconceito.

Crenças assim preconceituosas existem de monte. Moisés sofreu com a crença dos escravos israelitas.  Quando eles viram o exército de faraó no encalço deles, criam que seriam mortos no deserto. Que era melhor ter continuado como escravos no Egito e até culparam Moisés por tê-los tirado da condição de escravidão.  Preferiam ser escravos?  Ao que tudo indicava estavam psicoadaptados com a escravidão.  Era tudo o que achavam ser possível para eles. Tiveram medo de sair da zona de conforto.

Nesse ponto a auto confiança de Moisés já tinha crescido e ele disse que Deus os livraria do exército de faraó.  Deus tinha a estratégia: 'Diga ao povo que marche!'. Deus não ajudaria um povo acomodado e que só reclamava. Deus ajudaria o povo que fizesse algo. Ação e confiança são necessárias para sair da escravidão.  Seja lá o que nos escraviza. A liberdade vem da auto confiança e a auto confiança vem de aos poucos avançarmos nossos limites.

Podemos passar num concurso mesmo sendo introvertidos.  Podemos passar mesmo não tendo a graduação esperada.  Podemos manter nossa dignidade e auto confiança mesmo sendo vítimas de preconceito por não termos a graduação esperada e sendo introvertidos.  Tudo é possível ao que crê.  Moisés creu e Deus abriu o mar.

Com certeza seu mar será aberto no momento em que você tiver um compromisso íntimo com auto confiança.  Quando você buscar auto confiança.  Quando você proteger sua auto confiança,  não deixando ninguém tirar essa auto confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário