"Gostam de tranquilidade para se concentrar; importam-se com seu trabalho e o lugar onde trabalham; podem ter dificuldade em se comunicar; podem saber mais do que deixam transparecer; podem ser calados e distantes; precisam que lhe perguntem sobre opinião e idéias (não as emitirão simplesmente" A vantagem do tímido. Marti Olsen Larry
Uma das maneiras de ser manipulado é não se conhecer o suficiente. Portanto, cada um é responsável por se conhecer. Agora, passei a focar no introvertido, pois um dos mais assediados são os calados. O bully é um covarde. Como existe certo prazer associado à prática, ele vai escolher aquele que julgar indefeso. E aquele que é calado e isolado é um excelente alvo. Não tem muito em que se apoiar, portanto precisa trocar esse apoio externo por muita força interna.
Para os extrovertidos também vale a leitura, pois apesar de serem a minoria, há introvertidos na vida das pessoas, sejam pais, filhos, irmãos, cônjuges, colegas de trabalho, amigos, sócios, clientes, chefes, subordinados. Enfim, muitos conflitos se originam de expectativas não preenchidas. E o extrovertido vai ter expectativas de acordo com seu ponto de vista. Simplesmente não compreende o introvertido, não pode se colocar sob o ponto de vista do outro.
O introvertido é um concentrado, mas gosta de tranquilidade. O extrovertido já precisa de pessoas ao redor. O extrovertido pensa que o introvertido sofre quando está sozinho, quando na mente do introvertido é dessa tranquilidade que ele precisa. O extrovertido recarrega energias com outras pessoas, o introvertido vê suas energias drenadas quando exposto à agitação.
O introvertido importa-se muito com seu trabalho, mais do que com seu próprio bem estar e quer estar seguro no seu ambiente. O lugar precisa ser bom. E bom significa ser tranquilo. O extrovertido importam-se mais com a conexão com as pessoas, precisa desse contato. Não é um certo ou errado, são diferenças.
O introvertido pode ter dificuldade de comunicação. Eu tenho muito, principalmente se for pessoalmente. Prefiro a escrita ao falar. E mesmo assim me atrapalho na comunicação. Tenho consciência que este é um ponto a melhorar, embora seja difícil. Não é que o introvertido não queira se comunicar. Ele tem dificuldade. Eu me considero super disciplinada e quando coloco uma meta, dificilmente desisto. E esta é uma meta que estou consistentemente trabalhando. Sei que é uma meta de longo prazo e que jamais serei expert em comunicação. É um limite, por isso precisamos nos aceitar e ter paciência. Aos poucos podemos melhorar. Comunicação é de extrema importância. Então os extrovertidos são abençoados, pois para eles é muito simples. Mas isso não pode justificar ser cruel com quem tem dificuldade. E crueldade é por exemplo o que a Sra Drama fez com a colega, representação mais a segunda maldade. Expressar opinião é aceitável, discordar é aceitável, mas pouca justificativa há para ser cruel.
Os introvertidos podem saber mais do que deixam transparecer. Eu achei bem estranho que no curso de pós graduação, um dos alunos, que era médico, me procurou após uma apresentação. Ele estava realmente impressionado. Ele comentou como podia uma pessoa calada no curso todo ter feito uma apresentação daquelas. Talvez achassem que eu estivesse perdida no curso, pois era Perícia Criminal e eu era a única formada em Letras ali. Recebi realmente muitos elogios. Acho que por dois motivos: achavam que ficaria nervosa por ser timida e achavam que não tinha conteúdo. Mas se treinarmos lidar com a timidez, ela não é limite, podemos fazer belas apresentações.
Os introvertidos podem parecer calados e distantes. Na história de ontem, todos ficaram com pena de Ernani. Em outros casos, podem achar que o introvertido é metido, exibido, arrogante. Que eles rejeitam os outros. Que eles não querem conversar com os outros por qualquer motivo que a cabeça dos extrovertidos podem encontrar. E os casos em que acham os introvertidos arrogantes é quando não são dignos de pena, pois estão funcionando bem obrigado, e têm várias conquistas. Não é porque tem conquistas que é fácil se comunicar. No meu caso, considero-me com várias conquistas e mesmo assim sou calada e distante. Não tenho nada contra ninguém, é simplesmente meu jeito de ser. No caso da colega, provavelmente Sra Drama tinha elaborado na mente dela explicações para a colega ser calada e distante. A colega também não é o tipo que inspira pena, por ser muito bem sucedida. Sra Drama por várias vezes tentou falar da colega aos chefes anteriores e só ouvia elogios. Isso dá um nó na cabeça e a pessoa tenta encontrar uma explicação. Pelo jeito, a explicação que a Sra Drama elaborou na cabeça dela foi bem ruim. A verdade é que o introvertido é calado mesmo. Não tem nada a ver com os outros, tem a ver com o introvertido mesmo.
O introvertido não vai emitir opiniões. Ele não vai se intrometer no que não é chamado. Ele prefere guardar para si sua visão. No caso da Sra Drama ela estava inconformada porque a colega não havia contado coisas que ela era louca para saber. Quem lia a representação tinha a nítida impressão que na cabeça de Sra Drama era um crime não ter contado a vida inteira para ela. O introvertido simplesmente não irá contar sua vida inteira e até sentirá certa invasão caso a pessoa fique sondando muito.
Cada cabeça, um mundo. Na cabeça da Sra Drama foi um favor ter convidado a colega para certos eventos. Na cabeça da colega foi um favor ter ido a lugares que não eram tranquilos, só aceitou por educação. Sra Drama aproveitou para sondar sobre tudo. Talvez isso ela chamaria de atenção, a colega já achou invasão. Talvez Sra Drama tenha interpretado o desconforto com certos assuntos como distância e rejeição à atenção. A colega não pretendia rejeitá-la, apenas sente desconforto com certas questões. Interpretação é um mapa, na maioria das vezes esse mapa não corresponde ao território. E nada justifica crueldade por causa do que se formulou na cabeça, pela própria interpretação dos fatos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário