quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Predomina o emocional ou o racional?

"Escolhas de Sofia.  Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise racional,  e por fim ao sentido crítico dos indivíduos.  Além do mais, a utilização do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou enxertar idéias,  desejos, medos e temores,  compulsões, ou induzir comportamentos" Chomsky e as 10 estratégias de manipulação midiatica

Essa é uma das técnicas manipulativas mais utilizadas e as que têm um efeito realmente eficaz. Eu assumo que muitas vezes caio nessa, embora seja muito mais racional do que emocional. Imagina as pessoas que são predominantemente emocionais?  Como não são manipulados por quem usa essa técnica?

Devemos tomar cuidado redobrado com as situações ou pessoas que nos provocam pena, que se dizem coitadas,  enfim, que usam da emoção.  Por isso a gestão de pensamentos é tão importante.  Toda vez que sentir uma emoção,  pare,  pense,  analise esse pensamento e veja onde ele levaria se você estivesse no piloto automático.

Mas como você já sabe várias técnicas manipulativas e não está no piloto automático,  você conclui que isso levaria a uma ação.  Você é capaz de avaliar essa ação.  Se é algo que você escolhe ou algo que escolheram para você fazer.

Nem todos que nos provocam pena ou alguma outra emoção nos estão manipulando.  Também não podemos ficar super cuidadosos assim. Por isso,  a gestão de pensamento ajudará muito. Pense na reação à emoção e julgue se é boa ou não,  fortalecedora ou enfraquecedora,  se leva a um progresso ou retrocesso, se condiz ou não com seus valores. Valores que você escolheu para você. Se essa reação à emoção prejudica alguém inocente.

Com a gestão dos pensamentos,  somos muito mais senhores de nossas escolhas.

Essa é a técnica número 1 da Sra Drama. Já mencionei bastante como ela utilizou a emoção e tirou o sentido crítico das pessoas.  Ela é expert nessa. Sem dúvida,  um talento.  Pena, muita pena que usa tão mal. Já pensou se ela usasse essa capacidade de emocionar para o bem da sociedade?  Para causas sociais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário