"Muitas das pessoas que entrevistei para esse livro já haviam aceitado o fato de que não terão tantos amigos, não farão tantas coisas nem serão capazes de trabalhar tanto quanto os extrovertidos. Mas suas amizades são mais profundas, elas realizam trabalhos significativos e desfrutam os melhores, mais tranquilos e mais preciosos momentos da vida. Quanto mais você valorizar as vantagens de ser introvertido, mais será capaz de aceitar o fato de que tem limitações. Isso não significa que exista algo de errado com você. Ter limitações não é o problema. O significado que damos às limitações é que nos causa tanto sofrimento. Veja se pode dar um efeito positivo às suas capacidades inatas. Diga a si mesmo: 'Tenho baixo nível de energia, mas isso faz parte de minha natureza e, ainda assim, consigo realizar coisas que são importantes para mim.' Não se prenda às coisas que não pode mudar - aceitar esse fato pode ser libertador. E lembre-se de que todo ser humano tem limitações, até mesmo os brincalhões mais extrovertidos." A vantagem do tímido. Marti Olsen Laney
Ampliar limites é aceitar que eles existem e estar confortável com eles. Para o tímido, haverá limites que já estudamos. E até Moisés teve que encará-los. Muitas pessoas que conhecemos que são bem sucedidas só chegaram onde chegaram por terem aceitado seus limites e tido a disposição de alargar esses limites. E por terem dado um sentido positivo aos seus limites.
Muitas vezes olhamos o limite com olhares negativos, como se fosse uma praga. Moisés ampliou seus limites quando trabalhou em cooperação com o irmão, um completando o outro e quando persistiu, APESAR DE toda teimosia de faraó.
Portanto, o introvertido deve aceitar que precisa de ajuda dos extrovertidos e precisa de tempo. Não será bem sucedido na primeira tentativa. Se for preciso tentar dez vezes, tente dez vezes até se familiarizar. Pense que cada tentativa é um progresso. Não há nada de errado com o introvertido, Deus criou o introvertido (Provérbios 20:12).
Podemos realizar o que é importante para nós. O problema é que o introvertido acaba usando os óculos do extrovertido e achando que o importante é o que os outros dizem que é importante. Mas siga o que você acha ser importante, de acordo com suas características inatas.
Por que Deus chamou Moisés e não Arão? Havia características inatas em Moisés. Era um bebê quando a filha de faraó o encontrou e o salvou de ser morto. Foi criado com os pais verdadeiros e depois enviado para a filha da faraó. Mudou de ambiente de uma hora para outra. De escravo passou a viver na opulência. O que venceu em Moisés? As riquezas ou a inconformidade com as diferenças sociais? Moisés podia ficar deslumbrado e esquecer suas origens, podia achar que os hebreus eram escravos dele e ele agora era o 'chefe' que comandaria todos os hebreus. Poderia ser o manda chuva. Aquele que dá ordens e poderia usar de meios maquiavélicos para mostrar quem manda. Poderia fazer maldades com os hebreus para exaltar seu ego.
Mas que ego nada! Moisés foi desajeitado, mas suas ações mostraram que o coração dele estava na justiça. Ele queria justiça. Não fazia por ele e nem era egoísta. APESAR DE não saber como fazer, o coração de Moisés ansiava mais pelo povo do que por ele mesmo. Não fez de tudo para manter sua vida boa no palácio, pelo contrário, o palácio mostrou a ele o quão injusta era a situação de seu povo. Perdeu as mordomias do palácio por não se conformar com o que viu. Morar no palácio aumentou seu senso de justiça e inconformidade. Sofreu pelos outros. Não foi egoísta em nenhum momento.
Deus escolheu atitude ao invés de habilidade. Deus primeiro quis o caráter para depois ensinar o que Moisés precisava aprender. Deus podia ter escolhido qualquer um, inclusive alguém que já tivesse a habilidade de falar bem com faraó e com o povo.
Assim, o limite nunca foi problema para Deus. Ele prefere treinar quem tem atitude. E todos podem ampliar seus limites com atitude. A atitude de trabalhar em cooperação ao invés de competitividade. A atitude de persistir. A atitude de acreditar que é possível. A atitude de fazer o que é preciso para realizar o que é importante. A atitude de vencer APESAR DE. Essas duas palavras são uma bênção. Podemos APESAR DE.
Limites podem ser sempre alargados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário