"Não creias que está sendo tapeado, se entregares mais do que a prata que recebes. Pois existe um pêndulo para toda a vida, e o suor que entregas, se não for recompensado hoje, voltará amanhã, duplicado. O medíocre nunca anda mais uma milha, pois deixa de ver o motivo pelo qual deva tapear a si próprio, ao que acredita. Mas tu não és medíocre. Andar mais uma milha é privilégio do qual deves apropriar por tua própria iniciativa. Não podes, não deves evitá-lo. É negligenciar, fazer apenas tão pouco quanto os outros, e a responsabilidade por teu fracasso será apenas tua. (...) Não podes ordenar o êxito, apenas o podes merecer... e agora conheces o grande segredo necessário para merecer sua recompensa rara."
O nosso modelo mental de mundo determina muito dos nossos resultados. Og Mandino teve um bom resultado e esse é o modelo dele de êxito. É um privilégio andar mais uma milha. Quem pensa ser explorado quando tem que andar mais uma milha talvez tenha que repensar. Claro que é uma escolha.
Não tem problema algum se nosso modelo mental seja de que somos explorados. Não somos culpados. Assim aprendemos durante toda nossa vida. Na metáfora do computador, colocaram esse programa em nossa mente, mas isso não significa que agora que sabemos sobre outra alternativa, não possamos desinstalar esse programa e instalar o programa de privilégio andar mais uma milha.
O que diz o grande mestre? No sermão da montanha Jesus disse exatamente a mesma coisa. O modelo de mundo que Jesus nos ensinou é andar mais uma milha. Muitas pessoas tem a crença limitante de que andar mais uma milha tira nossa humildade. Que ricos ou inteligentes não entram no reino dos céus. Humildade não é isso. Davi foi rei, humilde. Mas tinha riquezas e inteligência. Mais ainda teve Salomao. Os pobres de espírito referidos no Sermão da Montanha são os submissos a Deus, tanto faz quanto tenha de riquezas ou de inteligência. Andar uma milha não te fará arrogante. Não confiar em Deus e não se submeter-se de verdade a ele que fará.
Jesus quer ver pessoas exitosas ou fracos e caídos, coitados? Ele ordenou que a luz brilhasse diante dos homens. Ele quer pessoas brilhantes. E vamos ser honestos, ninguém consegue ser brilhante sem andar mais uma milha. Mas há uma condição, as boas obras são para glorificar o Pai que está nos céus. Também sermão da montanha. Vale muito ler Mateus, capítulos 5 a 7.
E é importante ressaltar o que Og escreveu. A responsabilidade do fracasso é somente sua. Não podemos terceirizar essa responsabilidade. Somos 100% responsáveis pelas nossas escolhas. A Sra Drama quis responsabilizar a colega. Todos os resultados dela são 100% responsabilidade dela. Não há o que discutir. Talvez ela tenha uma programação que colocaram na memória dela que a faz responder dessa forma. Mas ela jamais resolverá seus problemas enquanto responsabilizar terceiros.
A Sra Drama também quis ordenar o êxito. É muito mais fácil. Chegou num chefe que ela odiava e ordenou um cargo de chefia. Simples assim. Mas o êxito deve ser merecido... Então tentou merecer fazendo um show de coitadismo.
Foi o segundo episódio em que armou um pampeiro com a colega e chorou desproporcionalmente. À colega não havia vantagem nenhuma nisso. E ela saiu com uma vantagem. É só observar quem levou vantagem em cada episódio para ver quem provocou o que. Era outra chefia e deram a ela um cargo, de boca, como um prêmio de consolação para tanto chororo. Tentou ordenar o êxito de novo.
Mas ainda não tinha sido recompensa, pois é necessário merecer entregando mais uma milha. E ela não ficou satisfeita, queria o dinheiro que vinha com a chefia, não apenas o poder de mando. Poder de mando ainda era pouco...
Na terceira troca de chefia houve outro show de coitadismo. E foi extremamente cruel com a colega. Estava novamente a ordenar o êxito, não a merecê-lo.
Ela ainda não tinha instalado o programa do privilégio que é dar o seu melhor. E não para o homem ver, não para dar show, mas para glorificar o Pai que está no céu. Temos o privilégio de glorificar a Deus com nossas obras. E estamos muito contentes não com a recompensa, mas com o privilégio. Outro modelo mental, totalmente diferente da Sra Drama. Que ela também passe a ter um modelo mental triunfante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário