"Procuro os materiais desperdiçados da espécie humana, pessoas que foram descartadas pelas outras, ou até por si próprias, pessoas que ainda tem grande capacidade, mas perderam o amor próprio e o desejo de viverem melhor. Quando as encontro, procuro modificar-lhes a vida para um sentido melhor, dar-lhes nova sensação de sentido e direção, ajudo-as a voltarem de sua morte viva... o que, para mim, é o maior milagre do mundo. E, está claro, a sabedoria que recebi de meus livros de 'mão de Deus' ajudou-me imensamente no que, como vou dizer, é minha profissão."
Nesse livro Og Mandino coloca a si mesmo na estória, tendo interação com esse personagem que recicla pessoas, que dá novas esperanças às pessoas. Esse personagem tem como missão recuperar as pessoas que foram descartadas. Quantos não se sentem assim? Não vêem mais sentido na vida, foram descartadas. Tanto por si mesmas, como por outros. E desistiram de si mesmos. A vida nem sempre é bela, às vezes há muitos sofrimento e dificuldades. Geralmente as pessoas não saem falando, mas todos têm suas dores emocionais, seu passado com feridas ainda não curadas.
E isso afeta muito o amor próprio. A proposta dessa missão é mostrar que pessoas com grande capacidade deixaram de acreditar em si. Pessoas com grande capacidade deixaram de desejar uma vida maior. E por que, tendo tal capacidade, a pessoa não investe em aumentar esse amor próprio? Não investe em procurar um sentido para a vida? Por que a pessoa não tem sentido de esperança e direção?
Como você se vê daqui a cinco anos? Se sua visão é estar exatamente como está, então não há esperança de mudanças. Se conseguiu se ver num nível a mais, estão há esperança. Outro teste é verificar o que evoluiu nesses cinco anos. Desde março de 2013, o quanto evolui? Em que sua vida teve acréscimo em qualidade de vida? Se houve mudanças positivas, então está vivificado e com sentido de direção. Se não houve mudanças positiva e significativas, então não houve direção, então você chegou onde o acaso te levou, não onde quis chegar, não onde escolheu chegar.
Simon, o personagem, propõe ajudar as pessoas com livros que ele tinha lido. Sua casa era lotada de livros. Ele acreditava que esses autores eram usados por Deus para dar significado e direção à vida das pessoas. Esses livros ajudavam as pessoas a ver suas capacidades. As capacidades estavam bem na frente das pessoas, mas elas não enxergavam. Esses livros ajudavam a aumentar o amor próprio das pessoas.
Nós podemos fazer muito pelo nosso amor próprio. Cada um vai encontrar uma maneira. O personagem propôs aumentar o amor próprio pelo conhecimento. Como você pode aumentar o seu amor próprio? Como dizer às pessoas que o descartaram que você tem valor? Se foi você que se descartou, como se convencer do seu valor? Como não deixar que nada te desmereça?
Nenhum comentário:
Postar um comentário