segunda-feira, 12 de março de 2018

Achamos que podemos fazer melhor do que estamos fazendo agora?

"Porque todos nós sabemos que podemos ser melhores do que somos.  Sim, é verdade que a maioria dos seres humanos não pode traduzir essa sensação oculta em palavras,  mas houve alguma coisa implantada em cada ser humano,  que o distancia por completo do reino animal.  E este algo,  quase uma segunda consciência,  continua a nos fazer lembrar,  nos momentos mais inesperados de nossa vida monótona  que não estamos correspondendo ao nosso potencial.  Mostra-se simplesmente lógico,  portanto,  que se sabemos que podemos fazer melhor,  e não estamos fazendo melhor,  se sabemos que podemos ganhar mais bem mundanos,  e não os estamos ganhando,  se sabemos que podemos ocupar um lugar mais difícil e de melhor salário,  e não o ocupamos... Nesse caso não pensamos grande coisa sobre esse fracasso ambulante que leva o nosso nome.  Pouco a pouco passamos a odiar essa pessoa."

O que Simon descreve nesse trecho do livro é falta de auto estima. Se achamos que podemos fazer melhor e não fazemos, é por falta de estima.  Se não achamos que podemos fazer melhor, e por isso mesmo não fazemos, a auto estima está bem baixa mesmo, a pessoa nem acredita que poderia fazer melhor.  É o tipo de pessoa que precisa realizar o maior milagre do mundo em si mesma.

Podemos estar melhor, não importa a area da vida escolhida, mesmo que seja uma pessoa sem ambição de bens mundanos. Minhas últimas metas tem sido inusitadas,  mas com o sentido para o progresso de qualidade de vida e bem estar. Já tive a meta de respirar melhor e aprendi muito sobre respiração como a ensinada por Tony Robbins,  em Poder sem Limites,  como a respiração abdominal, pranayamas do Yoga.  É mais fácil modificar a respiração do que minha mente e esta descoberta da fisiologia foi bem bacana,  mude a respiração e mude sua mente. Mude a postura e mude sua mente, e há diversas outras formas em que algo físico reflete na mente.  Já tive meta de diminuir o consumo desnecessário.  Tive meta de diminuir o lixo que produzo,  bem como os químicos que utilizo para deixar menos pegadas no planeta Terra.  Tive meta de melhorar minha condição física consumindo menos agrotóxicos, aditivos,  produtos químicos,  corantes, conservantes e eliminando os remédios.  Há várias maneiras de aperfeiçoamento e de sermos melhores do que somos no momento.  Basta abrir a mente e a visão. E sabermos que não estamos prontos e podemos estar sempre motivados,  sempre com uma novidade. Eu adquiri esses hábitos que foram metas e agora já estou com outras que facilmente se transformarão em hábitos se eu persistir.

Temos potencial ilimitado. Sei que Deus deu mais potencial para mim do que uso. Sei que ainda não estou correspondendo.  Assim, continuo usando o que Deus me concedeu. É como um músculo,  se não usamos, atrofia;  se usamos, desenvolve. Seria uma ingratidão pelo presente lindo dado por Deus deixar atrofiar, deixar encostado como se nada valesse.  Eu valorizo o que me foi concedido. E seria bom se mais pessoas valorizassem a bênção que foi dada. 

O maior milagre do mundo é incentivar quem encostou esse presente de potencial. É motivar a pessoa que encostou seu potencial. Que pode até deixar atrofiar por não saber como usar todo seu potencial e fazer o melhor com ele. Respondendo sinceramente,  a maioria das pessoas sabe que não usa seu potencial.  Eu sou a primeira. 

Como coach,  tenho feito ofertas especiais para pessoas elaborarem um plano de ação para emagrecerem,  ou para passarem em um concurso público.  Sei que muitos poderiam fazê-lo e no fundo querem emagrecer, querem passar num concurso público,  querem alcançar outras metas. Será que elas pensam que podem?  Ou será que pensam que não podem? Elas acreditam que podem fazer melhor do que estão fazendo? 

Infelizmente a maioria perdeu a auto estima. Querem passar num concurso público,  principalmente numa época com tantos desempregados,  querem ser concursados,  afinal é um sonho de várias pessoas.  Se quer e não tenta,  o que teria na programação dessa pessoa?  Ela recebeu programas do tipo: "Sou capaz, vou fazer o plano de ação e conseguir". Ou recebeu programa do tipo: "Nem vou tentar,  sei que não vou conseguir, não tenho potencial para isso".  Se recebeu o segundo tipo de programa,  não está pensando grande coisa sobre si mesmo. E está odiando a si mesmo. Como resgatar essa auto estima?  Como realizar esse milagre?  Em primeiro lugar a pessoa tem que querer realizar o milagre em si. Tudo começa de um compromisso com a própria pessoa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário