segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Como fazer a gestão dos pensamentos?

"Ter consciência de que pensar é um processo inevitável e impossível de ser interrompido,  apenas direcionado.  Saber que o mundo das ideias é a maior fonte de terror emocional.  Portanto, é imperativo aprender a administrar o fenômeno do auto fluxo e permitir que ele gere ideias fixas de conteúdo negativo."

O cientista Augusto Cury ensina que não podemos interromper os pensamentos.  Pensamos o tempo todo, entretanto pouco prestamos atenção no que pensamos e no quanto os pensamentos negativos podem ser prejudiciais para nossa vida. Portanto, a primeira ação efetiva é passar a estar presente, sair do piloto automático e prestar atenção aos pensamentos.

Ele segue alertando que o mundo das ideias é um terror emocional.  Temos medo de sermos julgados,  medo de errar, falhar. Medo das pessoas nos enganarem.  Medo da derrota.  Medo do desafio. Medo da perda. Medo da ofensa.  Medo da crítica.  Medo das agressões internas. Medo de passar vergonha. Medo de sermos ridicularizados.

Gerir esses medos é fundamental.  Prestar atenção a que tipos de pensamento temos e se ele é realista nos faz mais donos de nossa própria história.  A maioria dos medos ocorre apenas na nossa imaginação.  A maioria do que tememos não vai acontecer.

Temos a tendência ao negativo,  ao pensar o pior. Por isso,  gerir os pensamentos ajuda a desafiar os medos e a não ser prisioneiros dos pensamentos.  Quando prestamos atenção aos pensamentos começamos a perceber o negativo.

Augusto Cury ensina a técnica DCD.  Se eu tenho medo de ser ridicularizado, primeiro devo duvidar desse pensamento.  É verdade que as pessoas me achariam ridículo? Depois critique, mesmo que alguns poucos achem isso, a opinião deles realmente afeta minha identidade,  isto é,  me torno ridículo por causa da opinião de alguns ou tenho amor próprio?  Por último determine.  Não sou afetado pela opinião alheia pois minha identidade é inabalável.  Talvez essas pessoas não alcancem o que estou fazendo,  mas isso não me faz ridículo,  talvez complexo, mas não ridículo.

Pronto. O pensamento negativo se foi e no lugar de gravar na memória um lixo emocional e insegurança,  gravei segurança e auto estima elevada.

Talvez tenha que fazer alguns ajustes. Diminuir a complexidade e tornar a comunicação acessível, mas nada me torna ridículo se eu não permito. Nós só somos dominados pelos medos se permitirmos.  A gestão de pensamento é isso,  não permitir e ressignificar.  Dar um significado positivo ao pensamento que no início era um terror emocional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário