sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Qual seu ponto forte?

"Creio que cada um dos pensadores da história humana, cada um dos homens que mais amaram a arte de pensar,  que mais brilharam na sua inteligência e que mais viveram com dignidade a condição de ser um homo sapiens,  ou seja, de pertencer a uma espécie pensante,  tiveram pelo menos uma das características psicossociais que citarei.  Por exemplo, Sócrates era um indagador,  um amante da arte da pergunta,  Voltaire apreciava a arte da dúvida.  Porém,  não há pensador completo,  pois apesar de cada pensador ter desenvolvido algumas dessas importantes características psicossociais,  eles eram deficientes em muitas outras.  As características desenvolvidas por cada pensador foram os seus segredos intrínsecos,  as raízes que os sustentavam e que nutriam a expansão do mundo das idéias deles."

Augusto Cury cita Sócrates.  A arte de fazer perguntas é mais importante do que dar respostas prontas na minha visão.  O coaching trabalha com perguntas,  para que cada um reflita e seja responsável pelo seu resultado. Sinto que há clientes que precisam de base, que ainda não encontram as respostas dentro de si. Incentivo sempre a pesquisa.  Quanto mais estudamos um assunto,  mais recursos temos. E temos que fazer novas perguntas sobre nosso novo aprendizado.

Voltaire nutria a arte da dúvida.  Ela é muito importante e complementa a arte das perguntas. Devemos duvidar sempre do conhecimento pronto. Devemos ir além e pesquisar. Duvidar das nossas próprias pesquisas e seguir adiante. Experimentar e ver quais os resultados.

Se mesmo esses grandes homens são deficientes em algumas características,  não podemos tentar ser eficientes em todas. Há um ponto forte em todas as pessoas.  Precisamos experimentar diversas atividades até encontrar nosso ponto forte e precisamos usá-lo.  Esses homens se destacaram pelos pontos fortes. Que possamos fazer as perguntas certas,  que possamos duvidar do status quo até achar nossos pontos fortes. Acredito que todos nasceram para brilhar. Acredito que Deus colocou cada pessoa no mundo com uma missão.  Que possamos entender isso e viver a vida que Deus sonhou para nós.

Duvido que Deus sonhou vidas miseráveis para os seres. E me pergunto o que fizemos com nossos dons que não estamos usando-os,  porque simplesmente resolvemos enterrar.  Com as perguntas certas,  chegaremos em nossos pontos fortes. Acredito que o coaching ajuda muito nesse processo de transformar homens comuns em homens extraordinários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário