"Compreender que a unanimidade de ideias no campo político, social, econômico, cultural e educacional é impossível; aprender que a democracia das ideias implica respeitar as diferenças e não impor a unanimidade; compreender que a unanimidade ocorre apenas no campo do espírito humano, da solidariedade, da respeitabilidade, da tolerância, do humanismo, da cidadania."
Augusto Cury ensina o respeito por diferentes opiniões. Há questões que cabem diferentes interpretações, diferentes formas de ver. Gosto muito de ouvir o mesmo assunto ser interpretado por diferentes óculos. Por exemplo, o economista verá sob o ponto de vista da economia. O acadêmico sob um ponto de vista mais educacional. O humanista sob o ponto de vista humano. O religioso sob o ponto de vista religioso. O historiador sob o ponto de vista histórico. O médico sob o ponto de vista da saúde. Enfim, a lista não tem fim. A formação acadêmica ou de vida da pessoa terá muita influência sobre com que óculos a pessoa verá o mesmo objeto. Quanto mais ouvimos diferentes pontos de vista, mais nossa visão é abrangente.
Questões como do campo do espírito humano devem ser unanimes para um conviver melhor. O próprio Augusto Cury escreveu sobre Jesus Cristo, pois a visão dele sobre o campo do espírito humano só pode ter inspiração divina. Ouvir suas palavras e aprender com elas é uma grande experiência. Eu ainda estou engatilhando na busca da compreensão da complexidade do que nos ensinou Jesus. Praticar também é um longo caminho a percorrer, que vale muito a pena. O caminho é certamente recompensador quando escolhemos Ele como caminho, como verdade e como vida. Vida nova e restauradora.
O psiquiatra ficou impressionado com os ensinamentos de Jesus. Os ensinamentos de Jesus merecem nossa unanimidade. Não podemos confundir Jesus com seguidores ou supostos seguidores. Os humanos têm seus defeitos e nem todos que proclamam o nome serão salvos. Alguns curaram, salvaram em nome de Jesus e ainda assim Ele não os reconhecerá naquele dia. Estou falando do ensinamento, daquele que está na Bíblia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário