"Um dos grandes problemas da ciência não é produzir respostas, mas formular perguntas. Perguntas abrem as avenidas das respostas. Perguntas mal formuladas geram respostas redutoras, inadequadas e/ou superficiais. A dimensão das perguntas determina a dimensão das respostas, embora as respostas tenham invariavelmente uma dívida filosófica com as perguntas. Cada resposta não é um fim em si mesma, mas é o começo de novas perguntas. Por isso, a arte da formação de perguntas é fundamental à expansão da ciência."
Cury menciona diversas vezes a importância das perguntas e eu vou citá-lo nessas menções porque para mim o instrumento mais poderoso foram perguntas. Elas mudaram minha vida. É uma experiência pessoal. Sou o que sou devido às perguntas e tenho cada vez mais certeza que as pessoas se beneficiam das perguntas.
No entanto, as perguntas devem ser bem formuladas, devem ser poderosas. Sei disso pois as perguntas do coaching são poderosíssimas. Elas são verdadeiras alavancas. Nós temos X força sozinhos. Com as perguntas do coaching temos X ao quadrado, quiçá X a décima potência, vai depender de nós mesmos para a alavanca ser mais poderosa, por isso cada um tem resultado diferente. A alavancagem é impressionante. Estou impressionada com a resposta dos coachees, como o processo de responder as perguntas faz com que eles façam descobertas de si mesmos. Não só uma cliente teve o objetivo de Vida mudado ao longo das sessões. É uma descoberta de si mesmo. Impressionante mesmo.
E as perguntas seguem, fazendo com que as clientes tenham novas respostas. E então novas perguntas. E nisso o potencial vai crescendo, as possibilidades se alargam. Metas são cumpridas, novas metas estabelecidas. Um processo transformador e rico de experiência e satisfação consigo mesmo, aumentando a auto estima. As perguntas fazem a pessoa refletir, sair do piloto automático.
Portanto, devemos dar mais atenção às perguntas do que as respostas. Pois as perguntas certas alavancam a vida das pessoas. E tenho sido cada vez mais testemunha disso agora que atuo como coach.
Nenhum comentário:
Postar um comentário