quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Como está nosso humanismo?

"Desenvolvimento do humanismo como alicerce da teoria da igualdade e como fator de prevenção das múltiplas formas de violação dos direitos humanos."

Augusto Cury enfatiza a necessidade de desenvolver o humanismo. O que será humanismo?  Acredito que cada um tem um conceito. E pode ser que a maioria dos diferentes conceitos esteja correta. O que é igualdade?  Como promover mais igualdade?  Somos todos diferentes e buscar a igualdade seria padronizar? Até que ponto usar o padrão?  Então existe o conceito dos direitos humanos e a violação desses direitos.

Ser inteligente multifocalmente também é cuidar desse aspecto. É tentar desenvolver humanismo a ponto de não deixar que direitos humanos sejam violados.  E que direitos humanos?  Priorizar os direitos de quem?

Em meu conceito, um mundo perfeito é impossível.  Claro que gostaríamos de um alto padrão para tudo. Como não podemos,  temos que priorizar.  Tendo a concordar com quem prioriza o direito de pessoas miseráveis.  Não estou falando de pobres,  pois pobre fui, mas tive um pouco para lutar. Estou falando de quem não tem nesse esse pouco para lutar.

Não concordo que a prioridade deva ser direitos humanos para criminosos, pois a maioria teve a opção de estudar e trabalhar honestamente,  só que não quiseram. Estou falando de pessoas que não tem essa opção.  Deveríamos lutar mais por elas. Se não pudermos pessoalmente lutar por elas, entrar nas causas de quem o faz. Esse humanismo deveria ser resgatado com urgência.  Vejo pessoas insensíveis a esse tipo de situação.  Gostaria muito que abrissem suas visões para isso. Mas claro que nada posso fazer em relação aos outros.

No geral, as pessoas tem condições e opção de lutar e trabalhar para conseguirem sem um apoio muito grande. Concordo com quem opta por ensinar a pescar, não dar o peixe. Dar o peixe é aconselhável quando a pessoa absolutamente não tem as forças para pescar.  Dar o peixe quando há condições tornaria a pessoa indolente.  E a própria Bíblia ensina o homem ser diligente. E a Bíblia ensina o homem a multiplicar do seu pouco, como nos casos das multiplicações que vemos narradas na Bíblia.

Há outros direitos humanos violados.  Gosto muito de quem se engaja nessas causas. Elas têm esse outro tipo de inteligência também muita necessária para um ser humano completo. Cada um tem uma prioridade e seu motivo pessoal para tal.  É como uma missão de vida, algo muito maior que nossas pequenezas humanas. Eu pessoalmente gosto da causa do assédio moral, devemos combatê-lo e ajudar as pessoas que sofrem. Ensinar a superar, não suportar por elas, pois certamente cada um tem sua carga. E Deus sabe o motivo pelo qual cada um carrega uma carga. O importante é ter a força para carregar e superar, e seguir em frente com a auto estima intacta.

Talvez o verdadeiro humanismo seja ajudar todos a terem sua auto estima preservada. Como ajudar todos a terem uma auto estima boa?  Como ajudá-los a construir a partir do que tem? Como ajudá-los a sair da situação que os desfavorecem?  Como praticar o humanismo no dia a dia? Cada um terá um como diferente, mas se todos fizessem o seu pouco,  o mundo seria um lugar melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário