"O desenvolvimento qualitativo da inteligência é conquistado por um conjunto sofisticado de procedimentos intrapsiquicos e sócio educacionais. Esses procedimentos, como veremos, nem sempre são produzidos num ambiente de cultura e escolaridade. Há muitas pessoas que tem elevada escolaridade e abastada cultura, mas sua inteligência não se expandiu, por isso seu mundo de idéias é pequeno, por isso elas não conseguem pensar além da esfera dos seus problemas e dificuldades."
O psiquiatra chama a atenção para a inteligência multifocal, ela vai além do conhecimento formal, de escolaridade e cultura. Não adianta tanta cultura e escolaridade se a pessoa não consegue sair da esfera de seus próprios problemas e dificuldades.
Não estou dizendo que não é importante ter cultura e escolaridade. Pelo contrário, quanto mais estudamos, mais chances temos na vida, mais oportunidades temos. Dizem que a sorte é o encontro da preparação com a oportunidade. Pessoas despreparadas não tem sorte. Pessoas que não sabem identificar uma oportunidade não tem sorte. Quem tem a preparação e visão para enxergar a oportunidade é aquele que realmente consegue muito. As que são chamadas de sortudas não perdem oportunidades e se preparam. Pena que poucos se preparam, poucos ainda conseguem enxergar uma oportunidade.
A questão é expandir essa inteligência. É procurar entender os problemas e dificuldades alheios. É nos sensibilizarmos. Não procurar apenas nosso interesse. Temos uma sociedade altamente egocentrista. Então é um grande desafio formar pessoas com a visão do outro. Do sofrimento do outro. Vejo que nem parentes querem ajudar seus familiares necessitados. Já pensou quando se trata de terceiros?
Não estou falando apenas de assistência financeira, pois a assistência pode vir de várias formas. Acredito que a assistência de conhecimento seja muito mais valiosa. Precisamos investir muito em educação. Mas educação com sensibilidade para os problemas e dificuldades alheios, para sairmos de nossos próprios problemas. De algo maior. Se todos tivessem uma causa, uma missão, algo maior, talvez o mundo seria um lugar um pouco melhor para se viver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário